é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 24/11/2018 às 01h37

Minha Análise - Bahia 2 x 0 Fluminense

Meus Amigos,

 

Numa quinta-feira de homenagens aos atletas negros que brilharam pelo clube, o Bahia passou facilmente pelo Fluminense e praticamente garantiu uma vaga na Copa Sulamericana 2019.

 

Apesar de não impor um ritmo alucinante, o time de Enderson Moreira foi o dono da partida durante os 90 minutos. Propondo a construção das jogadas através da posse de bola, com um misto de paciência e lentidão, o time até conseguia chegar bem à intermediária adversária, mas pecava quando precisava ser mais incisivo, “agudo” para definir o lance. Um misto de arrogância e soberba, como se fosse fazer o gol a qualquer momento, tamanha a fragilidade do time das Laranjeiras.

 

Uma boa trama do time mereceu destaque no 1. Tempo. A bola foi virada na direita para ZR10. Bruno passou e recebeu na medida para o cruzamento. Edigar ganhou de Gum na cabeça, obrigando o arqueiro carioca à prática de uma linda defesa, no cantinho. No rebote, Ramires ainda finalizou, mas novamente o Bahia não abriu o zero do placar por mérito do goleiro Rodolfo. 0-0.

 

Na 2. etapa o Bahia tomou vergonha na cara e passou a pressionar mais no campo do adversário. E essa pressão deu resultado. Aos 6 minutos ZR10 fez uma bela jogada, cortando dois marcadores e chutando fraco de canhota. A bola ainda sobrou para Edigar, que não conseguiu concluir com força.

 

Logo depois deste lance, nasceu o gol tricolor. A marcação alta do ataque do Bahia pressionou a defesa do Fluminense, que saiu errado. Elton cruzou na medida para ZR10. O narigudo bom de bola se antecipou ao goleiro e marcou de cabeça. Bahia 1-0. O detalhe do lance foi que ZR10 saiu sentindo o peito, tamanha a pancada ocorrida pelo choque com o guarda-redes do time carioca.

 

Sem tempo para respirar, o Bahia ampliou o placar. Em nova falha da defesa adversária, Edigar foi mais rápido que o goleiro e, na dividida, teve a sorte da bola bater em seu corpo e morrer no fundo do barbante. Gol do Bahia! 2-0 e praticamente o caixão fechado.

 

O Bahia ainda teve novas chances de ampliar o placar. ZR10 numa linda cabeçada, que tirou tinta da trave. Claiton em cobrança de falta que passou perto e fora outros ataques que o time não conseguiu concluir em gol. O time atuou boa parte do 2. Tempo num 4141 bem definido, com boa passagem dos laterais. Após a saída de Bruno e a entrada de Flávio, o time perdeu um pouco da força ofensiva. O Flu ainda criou 02 chances de gol, mas nada que obrigasse Douglas a praticar grandes intervenções.  Acredito que o Galego não tenha passado um jogo esse ano com tamanha tranqüilidade quanto na partida desta quinta. Fim de papo. 2-0 e a luta viva pela melhor classificação da história dos pontos corridos e a vaga na Sula2019.

 

Douglas – Sem trabalho algum na partida. Se quisesse ler um livro, tomar um café, bater um papo com as Tricolíderes, ainda assim não seria ameaçado.

 Bruno – Atuação segura, até onde deu. Não tem preparo físico para jogar todas as partidas, nem é um lateral que vai sempre a linha de fundo. Mas sabe cruzar e defende bem.

Tiago – Voltando de lesão, ainda não está 100%. Não comprometeu.

LF – Sempre regular, com boa cobertura de Paulinho e boas saídas de bola. Líder nato dentro de campo. Merece todos os elogios pelo excelente ano que vem fazendo.

Paulinho – Fez uma partida interessante. Sabe jogar, tem recurso técnico e velocidade. Vai ajudar muito em 2019.

Gregore – Para mim o melhor em campo. Onipresente, conseguiu desarmar e armar com extrema qualidade. Mostra uma maturidade imensa, ao conduzir o time ao ataque com um número altíssimo de acerto nos passes.

Élton – Novamente fez uma boa partida. Além da belíssima assistência para ZR10, marcou e a atacou com desenvoltura. Merece os elogios daquele que já o criticou algumas vezes.

Ramires – Se mexeu, deu opções de passe, mas errou bastante nas decisões. Mesmo assim, é importantíssimo para o time. Espero que fique para 2019, pois mostra ter recursos técnicos suficientes para ser ídolo no clube.

Élber – Tentava ser o mais agudo meia do time quando se lesionou. Espero que não seja algo grave.  É importante para essa jogada pela lateral direita com Nino/Bruno.

ZR10 – Fez uma atuação interessante. Menos “delegado”, foi mais perigoso a meta contrária. Poderia ter feito um golaço, mas pegou mal na canhota. Gostei da forma como não se omitiu mesmo com uma suspeita de lesão. Iremos sentir falta dessa dedicação e profissionalismo quando ele não estiver mais no clube. Que profissional exemplar, assim como o atleta que foi homenageado na sua camisa: Zé Carlos.

Edigar Junio – Outro que merece todos os elogios. Ganhou várias bolas de pivô, levou muito perigo na cabeçada do 1. Tempo e deixou o dele na 2. Etapa. Mais uma vez decisivo, honrou o nome que levou às costas no confronto: Cláudio Adão.

Flávio – Entrou e não comprometeu. Se mostra a cada dia mais integrado ao grupo e será muito importante em 2019.

Clayton – Gostei de sua atuação. Um pouco “atabalhoado” é verdade, mas buscou partir pra cima, criar lances que incomodaram a defesa contrária e quase marca numa boa cobrança de falta. Tem contrato até agosto de 2019 e acredito que será útil, com uma pré-temporada e mais confiança.

Gilberto – Ainda não está na sua forma plena. Mas mostra que sabe jogar em cada toque na bola. Espero que fique para 2019. Precisaremos dele e de Edigar, além do jovem Brumado.

EM – Mostrou uma boa visão tática do confronto, ao trazer o time do 4231 para um 4141, liberando Elton para chegar mais a frente. Tem o elenco na mão e espero que em 2019 consiga traduzir isso em títulos. Está de parabéns pelo trabalho.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.