é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 3 de maio de 2016 às 15:09 por Marcelo Barreto

Marcelo Barreto

Na hora da colheita

Um time sem garra e sem determinação, esse é o Bahia que jogará domingo? Não, certamente que não. Seria hora de substituir técnico? Questionável — porque contra os fatos nenhum argumento é possível já que são dois jogos com duas derrotas ante o rival –, mas nada recomendável neste momento de decisão, claro.

Desde a partida contra o Santa Cruz, quando perdeu o jogo que não deveria perder, a luz vermelha acendeu de vez. Até ali dava para se apostar e ter esperança porque afinal o time estava invicto e de certa forma maquiava bem a sua performance. Sugeria dúvidas, porém, mas o otimismo tricolor está sempre falando mais alto que a razão e, nesse caso, esse otimismo acaba virando defeito ao invés de virtude.

— Pois é, foi no que se transformou o torcedor do Bahia, num inveterado otimista que atualmente se enche de esperança pra vê-la morrer no final dos certames. Não passou da série B para A, não ganhou a Copa Nordeste e, se tudo correr dentro da previsão que esse time tem dado ao torcedor, também não ganhará o campeonato baiano — não sou eu quem diz, são os fatos.

No torcedor surge um sentimento nostálgico porque o Bahia de outrora foi tragado pelas brumas das mentes incapazes que hoje fazem do clube um perdedor. Não falo somente sobre o Bahia que virou memes nas redes sociais, falo também do Bahia que desapareceu desde os idos 1990 porque a partir da metade daquela década o clube vive perigosamente à beira dos penhascos.

Claro que não se pode deixar de reconhecer que a estrutura organizacional administrativa e contábil desse Bahia de hoje é a melhor, talvez, de todos os tempos. Claro que os ajustes para esse clube se tornar poderoso em campo não pode ser ser feito em menos de três anos, mas se existe caixa e credibilidade não é justo que a torcida fique à mercê de elencos fracos. Tá na hora de abrir o cofre e ir à luta pelo lugar que o Bahia merece por direito, porque clube de futebol não é nenhuma instituição financeira para obter lucro.

Vamos ver então para onde foi a cabeça do jogador após a segunda derrota seguida para o rival. Não estou otimista, também não sou pessimista, embaso-me na mística do Bahia porque há todo um retrospecto que favorece em muito ao Tricolor de Aço.

Domingo vindouro o Bahia será o campeão estadual? Difícil a resposta, o torcedor tem de acreditar mais que nunca na estrela tricolor porque 2×0 pra cima do rival é o bastante para 70% da Bahia entrar em festa, afinal marcar esses dois necessários gols não é nada do outro mundo porque o jogo é de 180 minuto e apenas terminou o primeiro tempo… O problema não é o oponente porque nada há de extraordinário nele, a incapacidade de reação do Bahia é a incógnita.

Para alimentar a sua gestão o presidente Marcelo Sant’Ana semeou o que quis e achou certo, porém, domingo dia 8 é que o torcedor vai saber, na hora da colheita, qual semente ele plantou.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras