é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Apenas três jogadores atuaram nos cinco jogos de 2018

Notícia
Baiano
Publicada em 1 de fevereiro de 2018 às 20:44 por Victor de Freitas

2018-02-01-20-40_capazerafael08
Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia

Em cinco partidas disputadas em 2018, o técnico Guto Ferreira tem feito o seu tradicional rodízio de jogadores no time titular. Até então, o treinador ainda não repetiu escalação nenhuma vez na temporada e utilizou apenas três jogadores em todos os jogos.

Nos cinco jogos da temporada – três pelo Baiano e dois pelo Nordestão – Guto Ferreira já utilizou um total de 26 jogadores, incluindo jogadores da base que ganharam oportunidades durante o jogo – como o volante Luís Fernando e o lateral-direito João Paulo Ribeiro.

Os únicos jogadores que atuaram nas cinco partidas da temporada até então são os meias Zé Rafael, Vinícius e Élber – que é o reforço com mais jogos disputados até então.

Zé Rafael já é conhecido por ter um alto número de jogos disputados durante o ano. Em 2017, o meia foi o jogador que menos participou do rodízio aplicado por Guto Ferreira. O jogador fechou o ano com participação em 60 das 68 partidas do Bahia na temporada passada.

Neste ano, o meia foi titular e jogou 90 minutos em quatro jogos e entrou no segundo tempo contra a Jacuipense, atuando mais 25 minutos.

“Ele é um atleta diferenciado, porque consegue manter uma performance física em todas as partidas. Com o monitoramento, a gente consegue monitorar todas as ações que ele desenvolve durante os treinos e jogos. É um equipamento moderno, que consegue detectar as distâncias percorridas, o número de ações em alta velocidade, os sprints, que são essas ações de potência em curto espaço de tempo. Hoje, temos a certeza de que o Zé Rafael é um atleta diferenciado porque ele consegue manter performance, e uma performance muito elevada. Em diversas partidas, é o atleta que mais corre em volume e em intensidade, então, em distância percorrida e o número de ações em alta intensidade”, explica o fisiologista Maurício Maltez, ao site globoesporte.com.

Já o meio-campista Vinícius iniciou o ano como reserva e entrou no segundo tempo das duas primeiras partidas, substituindo um volante em cada ocasião. Nos três jogos seguintes, iniciou como titular por conta da lesão de Régis. Foi substituído durante os jogos nas últimas duas partidas.

Já o reforço Élber foi titular em quatro ocasiões, mas atuou por 90 minutos apenas na segunda partida do ano – contra o Bahia de Feira. O único jogo em que foi reserva, porém que entrou no segundo tempo, foi diante do Fluminense de Feira.

“Cinco seguidos. Você não descansa. Com 60 horas (de intervalo entre os jogos), você cai no negativo. Com 66 horas, você está no negativo. Com 72, você zera. Nós estamos cinco jogos no negativo. Não estamos 100% no negativo porque eu mudei os jogadores. Todos eles, ninguém fez os cinco. Quem fez mais, talvez tenha feito quatro. Vinícius, Zé Rafael e Élber estiveram nos cinco jogos, mas fracionados. Se você contar, Zé que teve mais. Zé jogou quatro inteiros e uma parte de um jogo. Isso é desgastante. Em algum momento, você vai pagar essa conta“, comentou o técnico Guto Ferreira, destacando novamente o motivo de adotar rodízio.

Os jogadores que Guto Ferreira já utilizou em 2018:

Goleiros: Anderson e Douglas;
Laterais: Nino, João Pedro, João Pedro Ribeiro, Mena e Léo;
Zagueiros: Tiago, Lucas Fonseca, Rodrigo Becão, Grolli e Everson;
Volantes: Nilton, Elton, Edson, Gregore e Luís Fernando;
Meias: Régis, Vinícius, Allione, Zé Rafael e Élber;
Atacantes: Edigar Junio, Hernane, Kayke e Júnior Brumado.

Foram relacionados, mas ainda não jogaram:

Rafael Santos, Felipinho, Marco Antônio e Geovane Itinga.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras