é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Nordestão

Publicada em 17 de janeiro de 2018 às 16h38

Guia Nordestão 2018: como chegam os rivais do Bahia no grupo C

Tricolor vai duelar com Botafogo-PB, Altos-PI e Náutico por vaga no mata-mata

Victor de Freitas

2017-07-04-20-19_capacopadonordestetaca_1
Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia

A bola já começou a rolar para a Copa do Nordeste nos últimos dias. Nesta quinta-feira (18), será a vez do Bahia entrar em ação pela competição regional, desta vez como o time a ser batido por ter sido o campeão da edição anterior.

Cabeça de chave do grupo C, o Bahia foi sorteado em uma chave que conta com Botafogo-PB, Altos-PI e o Náutico. Todos chegam para o torneio motivados, cada um por um motivo diferente.

O Bahia chega para a edição de 2018 do Nordestão com um time que manteve parte dos jogadores que atuaram no título de 2017, mas agora reforçado pela adição de oito jogadores ao elenco (anunciados oficialmente até agora). Campeão no ano passado, o Esquadrão tenta repetir o feito de 2001 e 2002 e se sagrar bicampeão consecutivo.

Em uma pesquisa aprofundada sobre os times do grupo C, o ecbahia.com fez um guia sobre como vêm os adversários do Esquadrão de Aço. Confira:

Botafogo-PB

2018-01-17-16-19_capamarcosaureliobotafogo
Marcos Aurélio é o 10 do Belo (Fonte: Divulgação/Botafogo-PB)

Um dos representantes da Paraíba na Copa do Nordeste, o Botafogo também representa o seu estado na Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2017, o time alvinegro lutou contra o rebaixamento à quarta divisão e se livrou por apenas um ponto, na última rodada.

Já em 2018, o "Belo" - como é tradicionalmente conhecido por seus torcedores - já disputou duas partidas no Campeonato Paraibano. No dia 7 de janeiro, abriu sua temporada com um triunfo apertado por 2 a 1 sobre o Serrano. Já no dia 14, apenas empatou em 1 a 1 com o CSP.

O elenco da equipe paraiabana foi quase todo reformulado em relação a 2017. O técnico Leston Júnior foi contratado, assim como o meia-atacante Marcos Aurélio, aquele mesmo que passou e não deixou saudades no Bahia em 2015. Agora, ele tem 33 anos. Outro ex-Bahia no elenco é Rafael Jataí, volante que não teve sucesso no Esquadrão em 2011.

Principais jogadores: Marcos Aurélio e Nando

Time titular: Edson; Felipe Cordeiro, Gladstone, André Santos e Fábio Alves; Rafael Jataí, Humberto, Marcos Aurélio e Allan Dias; Dico e Nando. Técnico: Leston Júnior.

Altos-PI

2018-01-17-16-19_capawaldemarlemosaltos
Waldemar Lemos é o técnico do Altos (Fonte: Divulgação/Altos)

O segundo adversário do Bahia na Copa do Nordeste 2018 já é conhecido do clube, por também ter sido concorrente do Tricolor na primeira fase da edição de 2017. O Esquadrão empatou sem gols no Piauí e venceu por 3 a 0 jogando na Fonte Nova.

Por ter sido eliminado da Série D ainda no mês de julho do ano passado, o Altos não disputa um jogo oficial há seis meses. Apesar de não ter tido sucesso no Campeonato Brasileiro de 2017, o clube piauiense aposta na pré-temporada de quase dois meses como um trunfo na busca pelo segundo jogar no grupo C.

A equipe está treinando desde o início de novembro e foi foi bastante reformulada em relação à última temporada. Entretanto, ainda conta com jogadores que participaram do título piauiense conquistado no ano passado. Já a principal novidade está no banco de reservas. O veterano técnico "Senhor" Waldemar Lemos chegou ao time com o objetivo de surpreender.

Principais jogadores: Marconi e Esquerdinha

Time titular: Gideão; Vagner, Leone, Everton e Douglas; Marconi, Dos Santos, Éder e Esquerdinha; Alex Mineiro e Bruno Aquino. Técnico: Waldemar Lemos.

Náutico

2018-01-17-16-28_capamedinanautico
Medina chegou para ser o camisa 10 do Timbu (Fonte: Divulgação/Nautico)

Principal rival do Bahia na fase de grupos, o Náutico foi justamente o último time a se classificar. Devido a sua classificação no Campeonato Pernambucano de 2017, o Timbu precisou passar por uma fase preliminar antes de alcançar a chave C. O Alvirrubro eliminou o Itabaiana-SE, nos pênaltis, após dois empates sem gol.

O Náutico chega para 2018 após ter feito uma de suas piores temporadas nos últimos 20 anos. Além de não alcançar a final estadual, foi eliminado na primeira fase do Nordestão, sofreu com problemas financeiros durante todo o ano e, por consequência, caiu para a Série C.

Buscando um novo ânimo para voltar à Série B, o Timbu manteve o técnico Roberto Fernandes e acertou 18 contratações entre dezembro e janeiro.

Principais jogadores: Wallace Pernambucano e Medina

Time titular: Jefferson; Thiago Ennes, Rafael Ribeiro, Camutanga e Gabriel Araújo; Negretti, Hygor, Wallace Pernambucano e Medina; Fernandinho e Daniel Bueno. Técnico Roberto Fernandes.

Os quatro grupos do Nordestão foram sorteados desta maneira:

Grupo A: Santa Cruz, CRB, Confiança e Treze
Grupo B: Vitória, ABC, Ferroviário e Globo FC
Grupo C: Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e Náutico
Grupo D: Ceará, Sampaio Corrêa, Salgueiro e CSA

Relembre o calendário do Bahia na Copa do Nordeste:

Fase de grupos:
1ª rodada: Bahia x Botafogo-PB - 18/01
2ª rodada: Altos-PI x Bahia - 31/01
3ª rodada: Bahia x Náutico - 14/02

4ª rodada: Náutico x Bahia - 11/03
5ª rodada: Bahia x Altos - 21/03
6ª rodada: Botafogo x Bahia - 28/03

Fases de mata-mata:
Quartas de finais: 02/05 e 23/05
Semifinais: 19/06 e 26/06
Finais: 03/07 e 10/07

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras