é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Entrevista

Publicada em 27 de maio de 2018 às 20h03

Guto valoriza triunfo em casa e destaca atuação coletiva do Bahia

Treinador fez elogios individuais a Régis e Élber, mas valorizou importância do coletivo para sair de campo com o triunfo

Victor de Freitas

2018-05-22-18-30_capagutoferreira45
Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia

 

A Arena Fonte Nova é a fortaleza do Bahia neste Campeonato Brasileiro. Em quatro jogos dentro de casa, o Esquadrão somou todos os seus oito pontos. Contra o Vasco, não foi diferente. O Tricolor venceu por 3 a 0 e satisfez o desejo da torcida.
Em entrevista coletiva, Guto Ferreira elogiou o time pelo resultado conquistado diante dos torcedores. Com elogios à equipe, ele valorizou a mudança de postura do time para conseguir marcar os gols. Segundo ele, a estratégia funcionou e o triunfo foi conquistado.

"A leitura é que, naquela altura, Brumado, que é mais um atacante de referência, estava prendendo os zagueiros, mas não precisávamos disso, precisávamos penetrar pelas costas dos zagueiros. Após a substituição, tivemos mais facilidade pelas jogadas de lado de campo, que já estávamos fazendo, Régis e João Pedro envolveram e prepararam a jogada para Élber marcar o gol. Essa troca de posições bagunçou a defesa deles e conseguimos romper as linhas. Brumado é mais estático, tem menos velocidade. Ele brigou, cansou os zagueiros, para que, naquela altura, a gente pudesse entrar com jogadores mais rápidos. Vinícius tem toque diferente, tem uma tabela efetiva, um jogador que para o momento era o que a gente buscava. Queria tirar a referência e conseguimos", destacou o técnico.

Com elogios individuais, o treinador destacou a atuação de Régis na segunda etapa, mas adotou um tom de cautela sobre a chance de utilizar o meio-campista como titular nas próximas partidas.

"Vamos com calma. Mesmo que estivesse (para ser titular), não ia afirmar isso aqui para a imprensa. Trabalho com o grupo, no dia a dia. É importante Regis crescer, ele sabe do potencial dele, a equipe sabe do potencial que ele tem. Importante que ele entre e possa fazer partidas como a de hoje, nos ajudando bastante. Mais importante é que a gente possa vencer. Importante é que no momento em que ele estiver em campo possa fazer o que fez hoje", disse.

Ele também explicou o motivo de optar por Régis quase sempre saindo do segundo tempo. Em 23 jogos disputados no ano, o meia foi reserva em 17 oportunidades.

"Questão tática, questão de estratégia, equilíbrio da equipe, questão que Régis vem evoluindo, vem buscando, nessa medida cresce e chega em um patamar importante. Ele entrando tem nos ajudado, isso é importante. Ele vinha recuperando o condicionamento físico, hoje começa a apresentar questões importantes. Se permanecer nessa pegada, e não houver crescimento de alguém, não é de Vinícius, pode ser qualquer outro. Sempre vamos optar pelos melhores para a equipe. Aí a estratégia para a equipe pode ser que seja melhor entrando no decorrer", acrescentou.

Além de valorizar atuações individuais, o técnico destaca a importância do grupo ter conseguido atuar de forma coletiva em campo e não somente a Régis.

"Vocês que estão dizendo (que Régis foi o destaque). Foi importante como todos os outros. Dar destaque só para ele é injusto com Élber, Gregore, com cada um dos jogadores que estiveram em campo. Foram 14 jogadores em campo. Destacar não cabe a mim. Destaco o coletivo", frisou o técnico.

Elogios à torcida e a Élber:

"Quero começar a coletiva dando alguns parabéns. Primeiro para a nação tricolor. Em cima de todo esse problema de transporte, você coloca 15 mil pessoas. Parabéns e obrigado, nação tricolor. Segundo parabéns vai para o Élber, que está de aniversário e ele que passou por uma fase questionado, vem jogo após jogo nos ajudando muito e hoje foi feliz. E para a equipe que saiu com um triunfo importante nesse momento da competição".

O próximo jogo do Esquadrão vai ser na quinta-feira (31), contra o Flamengo, pela oitava rodada do Brasileirão.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.