é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia Associação anuncia projetos para vôlei de quadra e basquete; conheça

Notícia
Esportes
Publicada em 17 de abril de 2025 às 15:31 por Victor de Freitas
Emerson Ferretti detalhou planejamento para entrar em mais duas modalidades olímpicas
Emerson Ferretti, bahia
Foto: Reprodução / O Povo





O projeto “Bahia Olímpico”, desenvolvido pela Associação Esporte Clube Bahia, sob a presidência de Emerson Ferretti, está dando importantes passos para colocar o Esquadrão em mais modalidades olímpicas no cenário nacional, após já ter entrado no basquete 3×3 e no vôlei de praia.

Em reunião do Conselho Deliberativo nesta semana, o dirigente tricolor confirmou que o Bahia entrará nas modalidades: vôlei de quadra (masculino e feminino) e no basquete (masculino).

O objetivo em ambas as modalidades é transformar o clube em um formador de jovens atletas, além de lançar e incentivar projetos sociais voltados aos dois esportes, com foco em alcançar as competições mais importantes, que são respectivamente Superliga (vôlei) e NBB (basquete) no Brasil.

Bahia vai entrar na modalidade de vôlei de quadra

Sobre o vôlei, Emerson Ferretti destaca que essa é a modalidade que aparece em segundo lugar na preferência dos brasileiros e que possui ligas de alto nível – quando comparadas com competições estrangeiras –, no masculino e no feminino.

“O vôlei de quadra é o segundo esporte na preferência nacional, é uma modalidade que acostumamos a vibrar com medalhas e títulos mundiais. Temos um campeonato brasileiro muito forte no masculino e no feminino. Estamos iniciando esse processo. Pensamos o voleibol realizado em três etapas: vamos iniciar com divisão de base no feminino e masculino; na segunda etapa, um incremento do trabalho da base; e na terceira etapa, o universitário e adulto”.

  • A divisão de base será realizada através de parceria com o Colégio Perfil, enquanto o projeto social, e incremento da base, terá investimentos via ISS/Unijorge, com foco em competições de base.
  • Através da Lei de Incentivo ao Esporte e de programas de bolsas estudantis, novamente com parceria junto à Unijorge, a Associação viabilizará participação em categorias de vôlei universitário e adulto, incluindo a Superliga.

Bahia Associação também terá times de basquete

Na mesma reunião, o presidente Emerson Ferretti detalhou também o projeto voltado para a modalidade de basquete na Associação ECB, também composta por três etapas. Mas, nesse caso, com um investimento maior para alcançar o alto nível do esporte no país.

“O basquete é outra modalidade coletiva, complexa, que exige um investimento maior de forma que a gente possa atender os interesses do clube, mas também dentro das nossas condições de trabalho, mas temos todo o interesse de desenvolver o basquete; a torcida pede muito. A gente tem um case de sucesso do nosso rival há um tempo atrás e vimos que é muito possível também transformar o Bahia em um case de sucesso, principalmente com o ginásio novo que está sendo construído na orla. O NBB é a competição mais forte, fora campeonatos de futebol. Também está montado em três etapas: a primeira é com a equipe universitária; na segunda etapa, a gente avança para a Liga Ouro (segunda divisão nacional), junto à implementação de programas sociais, e a terceira etapa é O NBB”, explicou Ferretti.

  • A primeira etapa contará com parceria entre Bahia e Uninassau para a disputa de competições universitárias, com patrocínio da PX Finance.
  • Para disputar a Liga Ouro, é necessário um investimento de R$ 1 milhão, que será obtido através da Lei de Incentivo e patrocínio direto.
  • Para jogar o NBB, é necessário investimento de R$ 6 milhões, que tornará o basquete o esporte prioritário no Projeto Bahia Olímpico.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes