A FIFA está avaliando uma medida drástica contra grupos multiclubes, como por exemplo o próprio Grupo City, do qual o Bahia faz parte.
Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, a entidade pode proibir transferências entre jogadores que fazem parte do mesmo grupo de clubes.
Isto é, negociações entre Bahia e os demais clubes do Grupo City – como Manchester City, Girona, Palermo, Montevideo City Torque, Bolívar, New York City e Lommel SK –, passariam a ser oficialmente proibidas de acontecer.
Até o momento, entretanto, não há nenhuma confirmação.
Por que a FIFA quer proibir transferências entre clubes do mesmo grupo?
O jornal espanhol afirma que a medida da FIFA se dá contra práticas de “corredores de desenvolvimento”, em que jogadores circulam em diferentes clubes do mesmo grupo para preencher elenco ou acelerar a evolução técnica.
Dessa forma, grupos multiclubes podem movimentar jogadores entre diferentes equipes com liberdade, otimizando recursos para desenvolver jogadores de forma mais rápida e ter menos custos.
Por outro lado, a FIFA entende que práticas como essa causam desequilíbrio competitivo quando ações como essas são comparadas com clubes independentes. Esse seria o centro da questão.
Já o problema entre Botafogo e Lyon, do grupo então comandado por John Textor, é outro fator que aponta para o estudo realizado pela FIFA.
Os dois clubes eram parceiros dentro do grupo Eagle Football, mas recentemente entraram em uma polêmica por transferências supostamente abaixo do valor de mercado feitas pelo Botafogo para beneficiar os cofres do Lyon. Agora, o clube carioca está cobrando valores que lhe seriam devidos por essas transações.
Por fim, a FIFA entende que reduzir transferências entre clubes do mesmo grupo seria uma forma de reestruturar parcerias para manter competitividade das ligas e gerar contratos mais longos e estáveis para jogadores em suas atuais equipes.
As negociações do Bahia entre clubes do Grupo City
Desde a entrada no Grupo City, no fim de 2022, o Bahia já registra algumas movimentações de atletas provenientes de equipes que fazem parte do mesmo conglomerado – ou também de saída para outro clube da “família”.
A primeira temporada do Bahia SAF foi a que mais rendeu negociações de times do City Football Group.
Acevedo (ex-New York City), Kayky (ex-Manchester City), Diego Rosa (ex-Manchester City) e Arthur Sales (ex-Lommel) foram os nomes que vieram ao Bahia em 2023.
Em 2024, um novo empréstimo de Acevedo foi feito ao Bahia – e o volante foi adquirido no fim da temporada.
Também em 2024, o Bahia emprestou Diego Rosa duas vezes ao Lommel, da Bélgica.
Ao longo desse período, o Bahia também já recebeu atletas bolivianos, do Bolívar, para intercâmbio na base, e cedeu jogadores a clubes como Manchester City e Girona também para intercâmbio – Roger, Sidney e Ruan Pablo foram eles.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.