é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

“Fez a função de Everton Ribeiro”: meia formado na base recebe elogios de Ceni

Notícia
Nordestão
Publicada em 4 de setembro de 2025 às 16:02 por Victor de Freitas
Vitinho foi escalado como titular por Ceni e foi elogiado por seu desempenho
vitinho em gol do bahia
Vitinho comemora gol do Bahia (Foto: Letícia Martins / EC Bahia)

Uma das surpresas do time titular do Bahia contra o Confiança foi a presença do meia Vitinho, revelado na base do clube.

Atleta que já faz parte do elenco principal tricolor desde o ano de 2024, Vitinho participa diariamente das atividades sob o comando de Rogério Ceni e é nome frequente nas listas de relacionados – por mais que ainda não tenha estreado na Série A.

Escolhido por Ceni para assumir a titularidade na posição de terceiro homem do meio-campo, ele atuou em uma posição que é ocupada pelo principal meia do clube: Everton Ribeiro.

Rogério Ceni fez elogios ao desempenho do meia de 21 anos:

“Vitinho eu sei da qualidade, tem uma parte técnica diferenciada. Apareceu uma vaga para ele no meio de campo e ele sabe o que fazer muito bem. É um menino dedicado, faz todas as funções que pedimos, ajuda sempre. Foi muito legal ele ter 60 minutos em campo hoje, na cidade que nasceu, jogo de final. Mostrou talento e qualidade técnica para cumprir a função que normalmente é do Everton“.

Trajetória de Vitinho desde a base até o profissional do Bahia

Há sete anos no Bahia, Vitinho conquistou todos os títulos estaduais possíveis – desde a categoria sub-15, passando pela sub-17 até o título de 2022 no Baianão sub-20, quando virou destaque.

Naquela edição de estadual, foi de Vitinho o gol na final que fez o Esquadrão levantar o troféu de campeão sub-20 no Barradão. No total, foram quatro troféus de campeão baiano sub-20 em sua passagem na base.

vitinho em treino do bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Chegada ao profissional e afirmação com Rogério Ceni

O desejo de Vitinho de se profissionalizar no Bahia começou a se concretizar em 2023, quando disputou suas duas primeiras partidas como profissional no Baianão – quando o time sub-20 foi acionado por Renato Paiva.

Em 2024, ele fez seu último ano como atleta de base e já chamava a atenção da comissão técnica principal. Com seu desempenho em campo, pela equipe júnior, e nos treinamentos sob olhar de Rogério Ceni, foi relacionado pela primeira vez para um jogo profissional em maio de 2024.

Já em 2025, tem feito parte das listas de relacionados com frequência e foi titular pela primeira vez com Rogério Ceni justamente na final do Nordestão. Ao todo, ele já acumula seis jogos oficiais nesse ano.

Profissionalmente, ele já tem no currículo os títulos do Baianão de 2023 e de 2025 com a camisa do Bahia. Nas duas ocasiões, ele participou dos primeiros jogos da temporada com a equipe sub-20.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem foi o melhor jogador do Bahia na temporada 2025?
todas as enquetes