é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

CBF anuncia mudanças para 2026: Estadual menor e Copa do Brasil terá novo formato

Notícia
Baiano, Copa do Brasil
Publicada em 1 de outubro de 2025 às 11:58 por Victor de Freitas
CBF planeja alterações no formato das competições a partir de 2026
sede cbf
Foto: CBF





A CBF anunciou grandes mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026, que terá impacto direto nas competições disputadas pelo Bahia especialmente no primeiro semestre.

A ideia do presidente Samir Xaud é diminuir a carga de jogos das equipes brasileiras ao longo da temporada. Como exemplo, o Bahia jogará 80 partidas em 2025 após ter chegado nas finais do Estadual e Nordestão, além de ter disputado competições internacionais e avançado até a fase de quartas da Copa do Brasil.

Para 2026, um tema estudado é que times em competições internacionais sejam excluídos da Copa do Nordeste e das demais copas regionais. Ou seja, o Esquadrão não disputará o Nordestão quando estiver em um torneio da CONMEBOL.

Assim, o cronograma do primeiro semestre do Bahia passará a ser similar aos dos times das regiões sul e sudeste, que possuem mais liberdade para focar na Libertadores enquanto jogam estaduais.

Também há outras definições já oficializadas pela CBF e que foram anunciadas: o encurtamento dos Estaduais e o novo modelo da Copa do Brasil.

Bahia terá Campeonato Baiano mais curto a partir de 2026

Nos últimos anos, o formato do Baianão exigiu 13 datas. Foram nove rodadas somente na fase de classificação, além de confrontos de ida e volta na semifinal e final.

Para 2026, a CBF exigirá que as Federações usem no máximo 11 datas para que concluam os Estaduais.

Dessa forma, a FBF precisará trabalhar com semifinal e final em confronto único ou encurtar a fase classificatória. O tema já é debatido nos bastidores e o novo formato do Baianão será divulgado em breve.

Copa do Brasil mais enxuta para clubes da Série A a partir de 2026

A Copa do Brasil também terá mudanças significativas. A primeira delas é a expansão para 126 participantes.

Os times da Série A entrarão em uma fase mais tardia, assim como já ocorre com quem disputa a Libertadores paralelamente. Mas, para as demais equipes da primeira divisão, também reduzirá o número de confrontos no começo do ano. Será reduzido entre 1 a 3 jogos o número de jogos no calendário.

A ideia da CBF é de que as equipes da primeira divisão entrem somente na quinta fase, com todos os 20 times da elite já garantidos sem a necessidade de classificação via Estadual. Antes disso, jogarão as fases iniciais os times sem divisão e das Séries D, C e B.

Além disso, haverá mais fases em que serão disputadas em jogo único, com partidas de ida e volta apenas a partir das oitavas de final.

Há ainda a expectativa de a final ser realizada em partida única, em sede neutra, com o estádio escolhido pela CBF.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes