A CBF anunciou grandes mudanças no calendário do futebol brasileiro a partir de 2026, que terá impacto direto nas competições disputadas pelo Bahia especialmente no primeiro semestre.
A ideia do presidente Samir Xaud é diminuir a carga de jogos das equipes brasileiras ao longo da temporada. Como exemplo, o Bahia jogará 80 partidas em 2025 após ter chegado nas finais do Estadual e Nordestão, além de ter disputado competições internacionais e avançado até a fase de quartas da Copa do Brasil.
Para 2026, um tema estudado é que times em competições internacionais sejam excluídos da Copa do Nordeste e das demais copas regionais. Ou seja, o Esquadrão não disputará o Nordestão quando estiver em um torneio da CONMEBOL.
Assim, o cronograma do primeiro semestre do Bahia passará a ser similar aos dos times das regiões sul e sudeste, que possuem mais liberdade para focar na Libertadores enquanto jogam estaduais.
Também há outras definições já oficializadas pela CBF e que foram anunciadas: o encurtamento dos Estaduais e o novo modelo da Copa do Brasil.
Bahia terá Campeonato Baiano mais curto a partir de 2026
Nos últimos anos, o formato do Baianão exigiu 13 datas. Foram nove rodadas somente na fase de classificação, além de confrontos de ida e volta na semifinal e final.
Para 2026, a CBF exigirá que as Federações usem no máximo 11 datas para que concluam os Estaduais.
Dessa forma, a FBF precisará trabalhar com semifinal e final em confronto único ou encurtar a fase classificatória. O tema já é debatido nos bastidores e o novo formato do Baianão será divulgado em breve.
Copa do Brasil mais enxuta para clubes da Série A a partir de 2026
A Copa do Brasil também terá mudanças significativas. A primeira delas é a expansão para 126 participantes.
Os times da Série A entrarão em uma fase mais tardia, assim como já ocorre com quem disputa a Libertadores paralelamente. Mas, para as demais equipes da primeira divisão, também reduzirá o número de confrontos no começo do ano. Será reduzido entre 1 a 3 jogos o número de jogos no calendário.
A ideia da CBF é de que as equipes da primeira divisão entrem somente na quinta fase, com todos os 20 times da elite já garantidos sem a necessidade de classificação via Estadual. Antes disso, jogarão as fases iniciais os times sem divisão e das Séries D, C e B.
Além disso, haverá mais fases em que serão disputadas em jogo único, com partidas de ida e volta apenas a partir das oitavas de final.
Há ainda a expectativa de a final ser realizada em partida única, em sede neutra, com o estádio escolhido pela CBF.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.