Mesmo sem três dos principais zagueiros do elenco, o reforço trazido do Vasco por R$ 32 milhões, Luiz Gustavo, ainda passa longe de estrear com a camisa do Bahia, mesmo com o alto investimento feito por sua contratação.
Contra o Atlético-MG, Ramos Mingo e Gabriel Xavier, que seria seu substituto, estavam fora. Kanu ganhou a chance de voltar a jogar, mas acabou sendo expulso no início do segundo tempo. A chance, então, foi dada a Rezende, volante improvisado que está na frente de Luiz Gustavo na lista de prioridades do treinador tricolor para a posição de zagueiro.
Ceni fala sobre motivo de Luiz Gustavo ainda não ter estreado pelo Bahia
Ceni detalhou, em entrevista coletiva após perder para o Atlético, o porquê de outros atletas estarem à frente do zagueiro na hierarquia da posição, em especial citando o próprio Rezende, que é priorizado mesmo sem ter a posição como a sua principal característica.
Para o técnico tricolor, ainda pesa mais a confiança que ele tem na experiência de jogo de Rezende pelo Bahia.
“Rezende jogou mais tempo comigo, conhece mais nosso sistema de jogo. Luiz Gustavo é um garoto de 19 anos, precisa se adaptar mais. Rezende jogou jogos importantes, fez essa função contra o Flamengo, que ganhamos com 12 desfalques”.
Ceni já havia falado sobre Luiz Gustavo no começo do mês
Após a partida contra o Flamengo, vencida utilizando David Duarte e Rezende na zaga, Ceni também foi perguntado sobre a situação de Luiz Gustavo no elenco e, naquela ocasião, explicou que ainda projeta a evolução do defensor ex-Vasco.
“Em matéria de construção, Rezende e Mingo são os melhores pela esquerda. E David Duarte é o melhor custo-benefício do Bahia nos últimos anos. O Luiz Gustavo veio como uma contratação de jogador jovem, como é o perfil do grupo. Eu não tenho muito conhecimento do Luiz jogando, acho que ele pode evoluir, crescer“.
Ceni deixou claro que o foco agora é a evolução do zagueiro, especialmente no entendimento de jogo. O Campeonato Baiano de 2026 foi sinalizado como o período ideal para que Luiz Gustavo ganhe mais minutos:
“Vamos trabalhar para que ele tenha nível de entendimento de jogo. Se não der para ser esse ano, o Campeonato Baiano está aí para isso”.
Apesar de ainda não ter estreado na Série A, Luiz Gustavo está apto a jogar e tem como característica ser um zagueiro construtor, que gosta de sair jogando, segundo ele próprio em sua entrevista coletiva de apresentação.
Leia Mais: Como joga Luiz Gustavo? Novo zagueiro do Bahia explica suas características
Ceni já utilizou zagueiro mais jovem como titular no Brasileirão
O zagueiro Fredi, proveniente do time sub-20 do Bahia, já acumula dez partidas oficiais com o Bahia em 2025, incluindo seis delas sob o comando do técnico Rogério Ceni.
Uma das ocasiões em que o defensor atuou foi justamente contra o Cruzeiro, no Mineirão, quando ainda tinha 18 anos.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.