é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia quer aproveitar Data Fifa para ter time titular completo na reta final

Notícia
Brasileiro, Departamento Médico
Publicada em 11 de novembro de 2025 às 16:20 por Victor de Freitas
Esquadrão de Aço trabalha para ter Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Gilberto na próxima partida
treino do bahia com everton ribeiro e caio alexandre
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia





O Bahia encara a última pausa de Data Fifa da temporada como a grande chance de, finalmente, reunir sua “espinha dorsal” no meio-campo. O trio formado por Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro, considerado titular pelo técnico Rogério Ceni, não joga junto desde o final de julho devido principalmente à lesão do primeiro volante da equipe.

Com a paralisação do Brasileirão, a comissão técnica foca em recuperar a forma física e o entrosamento para o sprint final da Série A, vivendo a expectativa de voltar a escalar os três meio-campistas juntos a partir da próxima rodada.

A ausência do volante Caio Alexandre, que sofreu uma lesão muscular no reto femoral, desfez o que era a formação ideal do Esquadrão para Rogério Ceni. Sua volta aos relacionados contra o Internacional, no último sábado (8), já sinalizou a recuperação do atleta, que ficou fora por 13 partidas no campeonato.

Além dele, Everton Ribeiro também desfalcou a equipe por quase um mês em razão de uma cirurgia para tratar um câncer na tireoide. Ele fez dois jogos desde seu retorno, entrando no fim das partidas.

A pausa de mais de dez dias, antes do próximo compromisso do time, é vista como o tempo ideal para que os dois jogadores se recondicionem e recuperem o entrosamento em campo com os demais companheiros.

Leia mais: Bahia tem volta de Caio Alexandre após mais de dois meses lesionado

Gilberto também é esperado de volta após a Data Fifa

gilberto em treino do bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Outro titular do Bahia que ficou fora dos últimos jogos, Gilberto está em tratamento de uma lesão muscular e a estimativa é de que ele possa retornar logo depois da Data Fifa.

Com Santi Arias novamente integrando a seleção da Colômbia, o técnico Rogério Ceni atualmente está sem nenhum lateral-direito de ofício para trabalhar durante a pausa no Brasileirão.

Gilberto tem feito tratamento na fisioterapia e novidades sobre a sua situação serão divulgadas pelo clube na reapresentação do elenco, nesta quarta-feira.

A importância do entrosamento do Bahia na reta final

A fase sem jogos é crucial para que o time comandado por Rogério Ceni recupere o ritmo tático do trio. Com o setor desfalcado, o Tricolor de Aço utilizou diversos jogadores como Rezende, Acevedo, Rodrigo Nestor e Michel Araújo (que agora está suspenso) para suprir as ausências.

O retorno da formação original dá a Ceni a oportunidade de retomar o padrão de jogo que se mostrou mais eficiente especialmente nas partidas fora de casa, tendo vencido três jogos com o “time ideal” em campo.

A “escalação ideal” do Bahia em 2025 é a seguinte: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Pulga e Willian José.

O Esquadrão volta a campo em casa, na Arena Fonte Nova, para encarar o Fortaleza, no dia 20. Um triunfo é considerado como obrigação para o Bahia.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes