O Bahia entra na reta final do Brasileirão na sétima posição, com 57 pontos, com o objetivo claro de alcançar o G-5 para garantir uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Faltando apenas duas rodadas para o fim do campeonato, o Esquadrão precisa de uma combinação perfeita de resultados, começando por dois triunfos nos jogos restantes.
A disputa pelo quinto lugar tem como concorrentes diretos o Botafogo (5º, com 59 pontos) e o Fluminense (6º, com 58 pontos). Para o Tricolor de Aço atingir a meta, a conta é simples, mas a execução em campo é desafiadora, já que depende de seu próprio desempenho máximo e de tropeços dos adversários.
Leia mais: Everton Ribeiro: renovação de contrato com o Bahia é caminho natural para 2026
O caminho do Bahia para a vaga direta
Para o Bahia conseguir o feito de alcançar o G-5, o cenário ideal é a conquista de seis pontos nos dois compromissos finais, o que levaria o time a um total de 63 pontos no campeonato.
O que o Esquadrão precisa fazer (6 pontos):
- Vencer o Sport (Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira).
- Vencer o Fluminense (fora de casa, na última rodada, em um confronto direto).
O que o Esquadrão precisa torcer:
- Botafogo:
O time carioca, que tem 59 pontos, só pode somar no máximo 4 pontos em seus dois jogos restantes (Botafogo x Cruzeiro e Botafogo x Fortaleza).
Se o Botafogo somar 4 pontos (por exemplo, uma vitória e um empate), o Bahia chegaria a 63 pontos, e o Botafogo também, levando a disputa para os critérios de desempate. Nesse caso, o Tricolor terá um triunfo a mais.
O que não pode acontecer, portanto, é o Botafogo vencer os dois jogos. Dessa forma, o Esquadrão não terá como alcançar a mesma pontuação.
- Fluminense: Ao vencer os dois últimos jogos, o Bahia já estará na frente do Fluminense ao fim do campeonato.
Em resumo, a vaga direta na Libertadores depende fundamentalmente de dois triunfos do Bahia, torcendo para que o Botafogo não some mais do que quatro pontos.
A maior chance, portanto, passa pela eficiência máxima do time de Rogério Ceni em campo.
E em um cenário de G-6? Depende da Copa do Brasil
O Brasileirão pode ter um G-6 (de vagas diretas para a fase de grupos) a depender do campeão da Copa do Brasil. Caso o Cruzeiro seja campeão, automaticamente o sexto colocado também irá para os grupos da Libertadores.
Já no caso de o Fluminense se tornar campeão da Copa do Brasil, só haverá G-6 caso o time carioca termine em 5º lugar. Caso o time carioca seja campeão e já esteja em sexto lugar, nada mudará neste sentido, somente para o G-8.
Para terminar em sexto lugar, o Bahia depende apenas de ultrapassar um dos dois adversários, o que mantém a obrigação de vencer ambas as partidas. Ou, dependendo dos resultados da 37ª rodada, até um empate já seria suficiente no último jogo. Contudo, uma possível confirmação de G-6 só ocorrerá após as finais da Copa do Brasil.
Cruzeiro x Corinthians estão em um lado da chave de semifinal, enquanto Fluminense x Vasco estão do outro lado.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.