O planejamento do Bahia para a temporada 2026 já está a todo vapor e, com o novo calendário da CBF, o Esquadrão terá estreias em sequência no Baianão e na Série A, além de compromissos decisivos pela Libertadores logo no início do ano.
A sequência de jogos no primeiro trimestre do ano será determinante para como o Bahia fará o restante da temporada. Para o técnico Rogério Ceni, o desafio será gerir o grupo para buscar o título estadual, mesmo com um elenco alternativo, e avançar na competição continental para chegar à fase de grupos, enquanto tenta um início sólido nos pontos corridos do Brasileirão.
Leia também: Bahia encerra 2025 como o time brasileiro com mais jogos; veja TOP-3
Estreia no Baianão abre o calendário do Bahia em 2026
O primeiro compromisso oficial do Tricolor de Aço em 2026 será no dia 11 de janeiro, às 16h, contra o Jequié.
A partida será realizada na Arena Fonte Nova e marca o início da busca por mais um troféu estadual. O Baiano deste ano terá um formato de turno único na primeira fase, com semifinal e final em formato de jogo único. Sendo assim, serão 11 datas.
Diferente dos anos anteriores, em que o time sub-20 iniciava a competição para preservar o profissional, a tendência é que o Esquadrão um grupo alternativo formado por alguns nomes pouco usados no time principal desde o início. Isso ocorre devido ao adiantamento de outras competições e à necessidade de dar ritmo de jogo ao elenco antes dos confrontos da Série A e Libertadores.
Leia mais: CBF divulga tabela do Bahia na Série A 2026; estreia será contra Corinthians
O início na Série A e o desafio da Pré-Libertadores
Logo após as cinco primeiras rodadas do estadual, incluindo um Ba-Vi no quinto jogo, o Bahia fará sua estreia no Brasileirão.
O primeiro jogo na Série A 2026 está marcado para o dia 28 de janeiro, contra o Corinthians, em São Paulo.
Pela primeira vez na era dos pontos corridos, o nacional começa ainda em janeiro, o que exige um elenco pronto fisicamente muito mais cedo do que o habitual, sem deixar também de pensar no maior desafio do primeiro trimestre: a busca pela fase de grupos da Libertadores.
Já na Copa Libertadores, o caminho começa na segunda fase preliminar. Embora a data exata e o adversário ainda dependam do sorteio da Conmebol, os jogos de ida desta etapa estão previstos para acontecer na semana de 18 de fevereiro.
O Esquadrão entra no Pote 1 do sorteio, o que garante a vantagem de decidir a classificação para a próxima fase jogando em Salvador na semana seguinte ao confronto de ida. O sorteio para definir o adversário tricolor ocorre nesta quinta (18).
Com estreias em três competições em um curto intervalo de tempo, o Tricolor de Aço terá o desafio de obter sucesso em todas elas para um começo de ano positivo.
Possível fase de grupos da Libertadores e estreia na Copa do Brasil
Caso o Bahia avance nas duas fases preliminares, a estreia na fase de grupos da Libertadores acontecerá no mês de abril.
Com a mudança no formato da Copa do Brasil, a competição começará em fevereiro para os times com ranking mais baixo. Já as equipes da Série A vão estrear somente na quinta fase, ainda sem uma data confirmada.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.