O Bahia iniciou sua trajetória em 2026 com um triunfo sobre o Jequié, e o duelo marcou um feito relevante para um dos atletas mais longevos, e também criticados, do atual elenco. Ao entrar em campo como titular na Arena Fonte Nova, o volante Rezende oficializou o início de sua quinta temporada consecutiva defendendo as cores do Esquadrão.
Presente no clube desde 2022, o jogador de 31 anos segue como uma peça de confiança da comissão técnica comandada por Rogério Ceni, apesar das recorrentes especulações sobre o seu futuro após o fim da última temporada.
A estreia do Bahia com Rezende como titular em 2026 aconteceu em razão da lesão sofrida por Sidney, que treinou durante toda a pré-temporada na equipe inicial, mas precisou ser vetado antes do primeiro jogo.
Leia mais: “Surpresas positivas”: Ceni exalta desempenho de jovens na estreia do Bahia
Histórico longevo no Bahia e confiança interna
Desde sua chegada para a disputa da Série B em 2022, Rezende obteve a confiança de diferentes treinadores que passaram pelo CT Evaristo de Macedo, atuando em posições táticas distintas.
A credibilidade interna do atleta alcançada ao longo das últimas quatro temporadas é um dos pilares que sustentam sua permanência no grupo de jogadores.
Para Ceni, a polivalência de Rezende — que pode atuar tanto como primeiro volante quanto como zagueiro pelo lado esquerdo, e até lateral-esquerdo — é um trunfo para suportar o desgaste de uma temporada que foi longa em 2025 e será novamente em 2026.
Durante a coletiva após o jogo contra o Jequié, o treinador voltou a citar a experiência do jogador como um fator de equilíbrio para os jovens que subiram da base.
“Sidney foi fazer exame, sentiu incômodo no joelho, Rezende entrou e deu experiência“, disse Ceni.
Questionamentos da torcida e dúvidas sobre permanência em 2026
Apesar do prestígio com a diretoria e comissão técnica, Rezende tem convivido com críticas de parte da torcida, que entende que o ciclo teria chegado ao fim.
O nome do volante chegou a ser ventilado em possíveis negociações em dezembro, mas nenhuma negociação avançou.
Nesta quinta temporada, o desafio de Rezende será provar que ainda pode entregar a intensidade necessária para competir em alto nível após 157 jogos com a camisa do clube.
O contrato do meio-campista tem validade até dezembro de 2026.
Os números de Rezende jogando pelo Bahia
Atleta tricolor desde 2022, Rezende viveu sua melhor fase em 2023, quando fez o maior número de jogos e também registrou as melhores marcas individuais da carreira em termos de participações em gols.
Já um fato curioso, e que aponta a confiança do treinador sobre o futebol de Rezende, é que, mesmo com menos jogos em 2025, ele fez mais atuações como titular em relação ao ano de 2024.
Confira os números do atleta pelo Bahia:
- 2026: 1º jogo
- 2025: 25 jogos (16 como titular), 2 gols
- 2024: 34 jogos, (14 como titular) 1 gol
- 2023: 53 jogos (51 como titular), 4 gols, 3 assistências
- 2022: 44 jogos (31 como titular), 1 gol, 1 assistência








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.