O triunfo do Bahia na última rodada serviu para consolidar nomes que buscam espaço definitivo no time principal. Um dos grandes destaques individuais foi o volante Erick, que recebeu elogios do técnico Rogério Ceni pela inteligência tática e pela capacidade de infiltração.
Após um 2025 marcado por um longo período de afastamento devido a uma grave lesão, o meio-campista aproveitou a minutagem no Estadual para mostrar que pode ser uma peça valiosa nas variações ofensivas planejadas para 2026 com foco nas disputas de competições como Série A e Libertadores.
Leia mais: Além do placar: Ceni exalta desempenho dos jovens do Bahia: “exemplo para os demais”
Erick é peça fundamental no elenco do Bahia, afirma Ceni
Para o comandante tricolor, a atuação de Erick foi a prova de que o jogador está recuperando o ritmo necessário para competições de alto nível. Ceni destacou a visão de jogo do volante e sua facilidade em atacar os espaços vazios quando vem de trás, característica que o treinador considera essencial para furar bloqueios defensivos.
“Erick é um menino fundamental. Inteligentíssimo, cabeça boa, visão positiva de tudo. Ele ficou muito tempo afastado ano passado. Hoje preferi tirar o Nico e deixar o Erick para ganhar ritmo de jogo. É um cara que quando vem de trás tem essa penetração na área, ataca espaço”, avaliou Rogério Ceni em coletiva.
O técnico afirma ainda que o camisa 14 terá mais espaço ao longo da temporada e que, para isso, seguirá ganhando minutagem no início da temporada.
“Vai ser mais utilizado. Vamos torcer para que ele não tenha lesão e que continue ganhando minutos”.
O início de temporada feito por Erick, com dois gols e duas assistências reafirma a importância do jogador dentro do elenco tricolor, especialmente após o interesse do Athletico Paranaense pelo empréstimo, o que não é visto pelo Bahia como algo possível de acontecer.
Rodagem do elenco e foco no Barcelona de Ilhéus
Mantendo o planejamento de início de temporada, o técnico confirmou que continuará utilizando o Baianão para observar o máximo de atletas possível. A ideia é preservar a integridade física dos atletas que jogaram neste jogo para dar espaço a outros nomes atuarem.
Para o próximo duelo contra o Barcelona de Ilhéus, o treinador indicou que novos jogadores que descansaram na última rodada devem ser acionados, mantendo a rotatividade que tem sido a marca do Esquadrão nestas primeiras semanas de janeiro.
“Agora ele (Erick) descansa um pouco. E os outros jogadores vêm para o jogo (contra o Barcelona de Ilhéus)“.
“Esse time que iniciou hoje (sábado) vai continuar treinando durante a semana. O time que descansou volta a treinar amanhã (hoje, domingo). E a gente mescla com os garotos. Sempre rodando o elenco, preservando e dando minutagem. É uma época de treinamento. É para que eles treinem a parte física, tática, técnica. Vamos tentar sempre dar rodagem para que não tenha cansaço físico muito grande. Caso contrário vamos tentar rodar. Mas temos jogos decisivos de Libertadores e Brasileiro. É a oportunidade de cada um se mostrar para a gente escolher uma base mais sólida com trocas para fazer”.
O Bahia voltará a campo já na terça-feira (20), contra o Barcelona de Ilhéus, na Arena Fonte Nova.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.