A partida desta terça-feira (20) contra o Barcelona de Ilhéus terá um significado especial para um dos principais nomes do elenco tricolor. O volante Jean Lucas atingirá a marca de 300 jogos como profissional, consolidando uma trajetória de sucesso que tem o Bahia como seu principal capítulo.
O Bahia é o clube pelo qual Jean Lucas mais vestiu a camisa ao longo de uma carreira que tem passagens por clubes como Flamengo, Santos, Lyon, Brest e Monaco, somando 121 partidas pelo Esquadrão, onde também vive seu auge técnico e artilheiro, com 16 gols em duas temporadas até então disputadas.
Leia mais: Erick ganha elogios e Ceni projeta seguir “rodando elenco” no Baianão
O peso do Bahia em sua carreira e a marca de 300 jogos
Desde que chegou ao CT Evaristo de Macedo, Jean Lucas transformou-se em uma peça insubstituível no esquema de Rogério Ceni.
Além dos 121 jogos, o volante é o vice-artilheiro histórico do clube na Libertadores, com quatro gols, e foi peça-chave em 2024 e em 2025, formando trio de meio-campo com Caio Alexandre e Everton Ribeiro.
“Completar 300 jogos na carreira é uma marca importante. Olho para o caminho que percorri até aqui e só tenho a agradecer. O Bahia tem um peso enorme nessa trajetória, fico muito feliz de viver mais um momento especial vestindo essa camisa. Só tenho a agradecer a Deus por tudo o que tenho vivido aqui”, celebrou o volante, que só tinha cinco gols antes de chegar ao Tricolor.
‘Vitrine tricolor’ e o sonho da Copa do Mundo em 2026
O desempenho no Bahia abriu as portas da Seleção Brasileira para Jean Lucas. Sob o comando de Carlo Ancelotti, o meio-campista quebrou um jejum de 34 anos sem jogadores do Esquadrão na Amarelinha e tornou-se o primeiro atleta atuando no Nordeste a ser convocado em quase uma década.
Com a Copa do Mundo como objetivo claro, o jogador vê a estrutura e a visibilidade atual do clube como o trampolim ideal para carimbar sua vaga no Mundial, desde que faça por merecer dentro das quatro linhas e chame a atenção do técnico italiano da Seleção.
“Vestir a camisa da Seleção foi a realização de um sonho. Sei que a concorrência é grande, mas também sei que o professor acompanha tudo o que venho conquistando, e hoje o Bahia é uma grande vitrine. Trabalho e evoluo a cada treino e jogo, e com fé sei que posso chegar lá”, afirmou o meio-campista, que estreou oficialmente pelas Eliminatórias, contra a Bolívia.
Jean Lucas tem concorrência especialmente de jogadores que atuam na Premier League, entre eles Joelinton, André e João Gomes, enquanto Bruno Guimarães, Casemiro e Paquetá já possuem lugares assegurados.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.