é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

“Nenhum outro clube oferece”: Santoro cita trunfo do Bahia para contratar jovens talentos

Notícia
Divisões de Base, Entrevista
Publicada em 26 de janeiro de 2026 às 16:20 por Victor de Freitas
Estar dentro do multi-clubes do Grupo City é um fator forte para convencer talentos a escolherem o Bahia
cadu santoro, diretor do bahia,
Foto: Letícia Martins / EC Bahia





O Bahia tem se notabilizado no mercado por conseguir atrair jovens talentos para que continuem, ou finalizem, sua formação de base no CT Evaristo de Macedo, com expectativa de rápida chegada ao elenco principal, como é o caso de Kauê Furquim. Mas, este não é o único trunfo do Esquadrão na disputa por talentos.

Diretor de futebol tricolor, Cadu Santoro, detalhou em entrevista à ESPN como a estrutura multi-clubes do Grupo City tornou-se o principal diferencial competitivo do Esquadrão na captação de promessas.

Para o dirigente, o poder de convencimento junto a famílias e empresários reside na vasta gama de oportunidades que o clube pode oferecer, indo além do próprio futebol brasileiro.

Leia mais: Bahia contrata atacante de 18 anos que já estreou como profissional

O diferencial do ‘ecossistema City’ que o Bahia tem no mercado

Santoro explicou que, ao negociar com um jovem talento, o Bahia apresenta um plano de carreira que nenhum concorrente nacional consegue igualar.

A rede global de clubes permite que o atleta tenha horizontes diversos, adaptados ao seu nível de desenvolvimento técnico.

“A gente sempre tem um tema quando vai conversar com um menino da base, com a família, com o empresário: a gente pode oferecer o que nenhum outro clube pode oferecer, que é o seguinte – a gente tem 14 clubes para os quais esse jogador pode ir“.

“(…) A gente está desenvolvendo ele com o objetivo principal do Bahia, mas, se ele não atingir o nível para o top 5, top 6 da Série A, ele vai ter nível, de repente, para outra liga. Quando você oferece isso, faz a diferença no poder de convencimento“.

Blindagem do Bahia contra o mercado internacional

Questionado sobre como proteger o patrimônio do clube diante do assédio estrangeiro, o diretor destacou que o segredo está na avaliação precisa e na gestão contratual rigorosa.

O objetivo é identificar quem possui o “DNA” para atingir o topo da pirâmide do grupo, como o Manchester City, enquanto prepara rotas alternativas para outros perfis de atletas.

“Naturalmente, dentro de um processo, você identifica os atletas que têm maior potencial para jogar no Bahia, que podem se potencializar para um dia bater um nível de Manchester City. Tem outros atletas que, de repente, não vão atingir um nível de Série A, mas que você vai ter que desenvolver emprestando para um clube de Série B, para outro país, para uma Bélgica, para um Portugal. Você precisa entender muito bem, ter uma avaliação muito clara de quem são os seus atletas, manter os contratos bem protegidos no que diz respeito às multas e renovar no momento certo”.

Em 2025, o Bahia adquiriu jogadores como David Martins (17 anos), Zé Guilherme (19 anos), Kauê Furquim (16 anos) e Luiz Gustavo (19 anos), que vieram respectivamente de clubes como América-MG, Grêmio, Corinthians e Vasco, com cifras de valores milionários.

Além de nomes que já possuem destaque em clubes com poder aquisitivo importante, o Bahia também monitora o mercado em busca de oportunidades de baixo custo ainda no campo da prospecção de talentos, visando se antecipar a outros times que blindarão esse jogador futuramente.

Continue lendo: Olho no futuro: Bahia fecha contratação de goleiro de 16 anos

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes