Ronaldo já passou pelo momento de afirmação sob as traves do Bahia e se consolidou, em 2026, como o titular absoluto do gol tricolor.
Peça fundamental no triunfo sobre o rival no último domingo, o arqueiro concedeu sua primeira entrevista coletiva de 2026 e detalhou os bastidores da evolução que o colocou como um dos pilares de confiança de Rogério Ceni.
Comprado pelo clube por cerca de R$ 5 milhões, e o moral elevado, o camisa 1 destacou que o desempenho de destaque no Esquadrão é apenas o reflexo processo de preparação realizado no CT Evaristo de Macedo.
Leia mais: Corinthians x Bahia: Palpites e dicas do Brasileirão – 28.01.26
A base do sucesso no CT Evaristo de Macedo: Ronaldo comenta boa fase
No Barradão, Ronaldo foi decisivo em dois momentos cruciais: uma defesa espetacular em cabeçada à queima-roupa no primeiro tempo e a reposição precisa que deu origem ao gol do jovem Dell.
Para o goleiro, o aumento da minutagem e o trabalho integrado com a comissão técnica foram os divisores de águas para sua atual forma física e técnica.
“O trabalho diário é o que me sustenta. Fazer bons jogos é legal, aumenta confiança, mas é apenas o resultado do trabalho no CT. O professor Duda (Varjão, preparador de goleiros do Bahia) nos ajuda, trabalha, passa confiança, e isso pesa. Não posso negar que os números são bons, mas isso vem da minutagem que aumentou”, afirmou o arqueiro.
Declaramente mais confiante debaixo das traves do Bahia, segundo ele mesmo afirma, Ronaldo garante também que o fato de estar mais entrosado com o time o coloca em condição de seguir evoluindo.
“Maior entrosamento com meus companheiros, saber mais sobre eles, e isso ajuda demais. Estou mais à vontade e com margem para crescer”, acrescentou.
Leia também: Bahia vai estrear na Série A com força máxima; saiba a provável escalação
Foco total na estreia do Bahia na Série A
Com a chave do estadual virada após cinco triunfos, Ronaldo reforçou a necessidade de manter a mesma intensidade na estreia nacional.
O goleiro entende que o nível de competitividade da Série A não permite relaxamento e que o Bahia precisa utilizar a energia positiva do triunfo no Ba-Vi para buscar pontos na Vila Belmiro.
“Clássico é diferente. Mas o Campeonato Brasileiro, sem dúvida, é o mais difícil do mundo. Precisamos focar e tentar começar ganhando, até para seguir brigando lá em cima como foi nos últimos anos. Pegar o que foi o clássico, força do grupo, e seguir crescendo”, projetou o camisa 1.
O Bahia enfrenta o Corinthians nesta quarta-feira (28), às 20h, em Santos.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.