As divisões de base do Bahia já têm o roteiro definido para a defesa de sua hegemonia no cenário estadual. Atual heptacampeão consecutivo, o Esquadrão conheceu, em conselho técnico realizado pela FBF, os detalhes do Baianão Sub-20 2026.
Os Pivetes de Aço entram na competição com o objetivo de conquistar o oitavo título seguido, consolidando o domínio absoluto da categoria nos últimos anos através do trabalho realizado no CT Evaristo de Macedo. A equipe tricolor vem sendo campeã do Baiano sub-20 desde 2018, com pausa apenas em 2020 quando não houve disputa em função da pandemia.
Leia mais: Corinthians x Bahia: Palpites e dicas do Brasileirão – 28.01.26
Formato de disputa e grupo do Bahia no Baianão sub-20
A edição de 2026 será a maior da história recente da competição, contando com 24 clubes divididos em três grupos de oito equipes cada.
O Bahia integra o Grupo 1 e enfrentará sete adversários em jogos de ida e volta dentro da própria chave, totalizando 14 rodadas. Confira os oponentes tricolores na primeira fase:
- Jacobina
- Feirense
- Camaçari
- SSA FC
- Galícia
- Juazeirense
- Camaçariense
De acordo com o regulamento, os cinco melhores colocados de cada grupo, somados ao sexto colocado de melhor campanha geral, avançam para a fase de mata-mata, totalizando 16 classificados para as oitavas de final.
Calendário e vaga nacional
A estreia dos comandados da base tricolor está agendada para o dia 7 de março. A caminhada será longa, com a grande decisão prevista para o dia 1º de agosto.
Além da taça, o título estadual é fundamental para o planejamento do Bahia, pois garante vaga direta nas competições oficiais de base da CBF na categoria sub-20.
Bahia deve repetir planejamento com time sub-17 abrindo o Baiano sub-20

Nos últimos anos, a diretoria de base do Bahia decidiu utilizar jogadores mais jovens nas fases iniciais dos Estaduais.
Isso quer dizer que jogadores da categoria sub-17, incluindo o próprio Dell, ganharam experiência no Baianão sub-20 antes mesmo de subirem definitivamente de categoria.
Quando tinha entre 15 e 16 anos, em 2024, Dell marcou seis gols no Baianão sub-20, o que o fez acelerar seu desenvolvimento técnico e físico.
Para 2026, a tendência é de que o atacante Daniel David, de 15 anos, ganhe oportunidades especialmente na primeira fase. Ele já havia sido inscrito na Copinha e fez parte do grupo de jogadores tricolores na competição que tinha atletas de até 21 anos.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.