é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Jean Lucas participa de 92% dos jogos do Bahia na Série A desde 2024

Notícia
Brasileiro, Historico
Publicada em 28 de janeiro de 2026 às 12:15 por Victor de Freitas
Camisa 6 do Bahia atuou em 82% dos minutos das últimas duas edições de Série A
jean lucas em jogo do bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia





O Bahia inicia sua caminhada no Brasileirão nesta quarta-feira (28), às 20h, diante do Corinthians, na Vila Belmiro. Para este novo capítulo na elite nacional, o Esquadrão conta com a regularidade do volante Jean Lucas.

Desde que desembarcou no CT Evaristo de Macedo, no início de 2024, o camisa 6 rapidamente virou um sinônimo de constância, sendo peça importantes nas campanhas que levaram o clube a duas classificações consecutivas para a Libertadores — feito que é inédito na história tricolor.

Para 2026, o meio-campista mais uma vez é uma peça garantida no meio-campo treinado por Rogério Ceni, ainda com o sonho de disputar a edição de 2026 da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira.

Leia mais: Corinthians x Bahia: Palpites e dicas do Brasileirão – 28.01.26

Regularidade de Jean Lucas pelo Bahia mostrada em números

A importância de Jean Lucas para o meio-campo tricolor é traduzida em dados.

O volante atuou em 70 das 76 partidas disputadas pelo clube nas últimas duas edições da Série A, o que representa uma participação em 92% dos jogos.

Além de ter atuado na grande maioria dos jogos, ele também se destaca por poucas vezes ser substituído e menos vezes ainda iniciar como reserva.

Das 76 rodadas de Série A entre 2024 e 2025, o meio-campista esteve em campo em 82% dos minutos.

Além da presença física, o impacto técnico é direto: desde 2024, ele é o volante com mais participações em gols no país, somando 25 participações (gols e assistências).

Um dos líderes do elenco, Jean Lucas foca na estreia da Série A

jean lucas comemora gol do bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

A liderança do volante fez com que o atleta assumisse a braçadeira de capitão nas ausências de Kanu e Everton Ribeiro, refletindo a confiança de Rogério Ceni.

Para Jean, o foco deve ser total desde o apito inicial na Vila Belmiro.

“Fico muito orgulhoso de fazer parte deste grupo e deste projeto que cresce a cada ano. A gente sabe que não é fácil manter esse nível alto, mas o clube mostrou que está preparado. Temos que encarar a estreia como se fosse uma decisão mesmo”, afirmou o volante.

Sonho de voltar à Seleção e competições do Bahia em 2026

O desempenho em alto nível no Bahia quebrou barreiras nacionais. Em 2025, Jean Lucas foi convocado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, encerrando um jejum de 34 anos sem atletas do Esquadrão vestindo a amarelinha e de oito anos sem jogadores que atuam no Nordeste serem chamados.

O camisa 6 estreou contra a Bolívia, na altitude, e segue no radar da comissão técnica da CBF. Mesmo com prestígio, o volante mantém os pés no chão e foca no trabalho diário no CT Evaristo de Macedo para garantir que o Bahia siga brigando no topo da tabela.

“Eu prefiro me preparar a cada semana, treino, em cada jogo. É fundamental começar o Brasileiro bem, depois, na hora certa, nos preparar pra Libertadores. Não dá pra ficar sonhando lá na frente, mas é evidente que tenho me preparado da melhor forma para fazer um grande ano pelo Bahia, e consequentemente se for chamado novamente, estar pronto”, pontuou Jean Lucas.

Nesta quarta-feira (28), a partir das 20h, Jean Lucas fará seu 71º jogo de Série A pelo Bahia, em 77 rodadas disputadas pelo clube desde 2024.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes