O Bahia iniciou sua trajetória no Brasileirão com um resultado de peso ao vencer o Corinthians, de virada, por 2 a 1 na Vila Belmiro. Após o duelo na noite desta quarta-feira (28), o técnico Rogério Ceni concedeu entrevista coletiva e não escondeu a satisfação com o desempenho coletivo.
Para o treinador, o triunfo sobre o atual campeão da Copa do Brasil é um marco importante que valida o planejamento de início de temporada realizado no CT Evaristo de Macedo, focado na gestão de energia do elenco em especial após ter poupado os titulares no clássico do último domingo, na casa do rival.
Leia mais: Com golaço, Bahia vence o Corinthians fora de casa na abertura da Série A
A importância da rotatividade do elenco do Bahia
Ceni foi enfático ao defender a estratégia de poupar titulares no último compromisso pelo estadual e de utilizar jovens jogadores do clube nas primeiras partidas do ano.
Segundo o comandante, a alta intensidade demonstrada na Vila Belmiro só foi possível graças ao descanso programado de peças vitais. O técnico assumiu a responsabilidade pelas escolhas e destacou que a dedicação do grupo é o que permitirá ao clube manter vivo o sonho de conquistar títulos em 2026.
“Se tivéssemos utilizado o time titular domingo, não conseguiríamos correr dessa maneira. A gente faz a programação, responsabilidade minha, nós decidimos. Ganhamos os dois, mas poderíamos ter perdido os dois jogos. Se a gente mantiver o esforço e dedicação, conseguiremos manter nossos sonhos maiores. Se não tivermos o esforço, temos que diminuir os sonhos”, afirmou Ceni.
Análise tática e superação para virada fora de casa
O jogo começou difícil para o Bahia, que sofreu um gol cedo em um contra-ataque. No entanto, Ceni ressaltou como a equipe se encontrou taticamente, sustentando um sistema que soube pressionar o adversário e criar volume ofensivo na reta final do primeiro tempo.
O treinador elogiou a postura dos atletas para neutralizar jogadores perigosos como Rodrigo Garro e Yuri Alberto, além de comentar sobre a arbitragem, classificando-a como questionável, especialmente na expulsão sofrida pela equipe.
“Não começamos mal, tomamos contra-ataque, balançamos, infelizmente tomamos gol cedo, eles poderiam ter feito 2 a 0 e definido. Depois o time se encontrou, teve volume, alta intensidade, criou oportunidades, fez bom primeiro tempo, sustentou no 4-3-3, não baixou tanto“.
“A gente faz a programação, responsabilidade minha, nós decidimos. Ganhamos os dois, mas poderíamos ter perdido os dois jogos. Hoje (quarta-feira) um time fortíssimo, arbitragem questionável. Irresponsabilidade do Michel no primeiro cartão amarelo, mas o árbitro no segundo (cartão) não poderia ter expulsado“, analisou Ceni.
Mesmo com um cenário adverso no início, a intensidade física sobressaiu. O treinador destacou que o Bahia conseguiu competir em igualdade com uma das equipes mais fortes do país. Para ele, o fato de o clube poder alternar formações no estadual sem perder a competitividade tem sido um diferencial para chegar aos jogos da Série A com fôlego renovado.
“São duas equipes que começaram praticamente no mesmo dia. O que difere é que o Paulista é muito forte, e se não abrir o olho não classifica. Tem que usar mais jogadores para competir. Nós, no estadual, podemos vencer trocando um time inteiro. O torcedor quer o resultado, não interessa qual campeonato. Nós temos arriscado, time sub-20 com ataque sub-17, e conseguimos competir. Isso ajuda, mas não sei como está a parte física do Corinthians, acho que foi um jogo parelho neste sentido“.
Sequência no estadual e foco no Fluminense
Com seis triunfos consecutivos na temporada, o Bahia já projeta os próximos passos. Rogério Ceni indicou que deve manter o rodízio para o confronto de domingo pelo Baianão, visando preservar os titulares para o próximo compromisso em casa contra o Fluminense, pelo Brasileirão.
Antes de focar no Flu, os reservas do Bahia enfrentarão o Porto no domingo (1º), pela sexta rodada do Baianão.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.