é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia perde dois zagueiros por lesão e passa a ter 4 jogadores no DM

Notícia
Departamento Médico
Publicada em 12 de fevereiro de 2026 às 09:30 por Victor de Freitas
Gabriel Xavier deve ser o titular da zaga, ao lado de Ramos Mingo, na ida da segunda fase preliminar da Libertadores
david duarte no dm do bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia





A semana do Bahia trouxe uma dor de cabeça inesperada para o técnico Rogério Ceni. Em poucos dias, o treinador perdeu dois zagueiros por problemas físicos, aumentando a lista de desfalques no Departamento Médico para quatro atletas. Ruan Pablo, Michel Araújo, David Duarte e Kanu são os atletas fora de combate.

O cenário é preocupante, já que o Esquadrão está a apenas uma semana de estrear na fase preliminar da Libertadores, o principal objetivo do primeiro semestre de 2026, e pode viajar para o Chile contando Ramos Mingo e Gabriel Xavier como zagueiros e apenas os jovens Fredi e Luiz Gustavo no banco.

Leia mais: Bahia marca golaço, segura Vasco e vence a segunda fora de casa na Série A

Bahia tem dois zagueiros lesionados de uma só vez

A sequência de problemas começou antes mesmo da bola rolar no Rio de Janeiro. David Duarte, que está consolidado como titular ao lado de Ramos Mingo, sofreu um estiramento muscular na região posterior da coxa durante os treinamentos e sequer viajou com a delegação.

É a segunda lesão sofrida por David em poucos meses. Em novembro, ele também havia se lesionado e, por isso, perdeu os últimos jogos da Série A. Naquela ocasião, foi justamente Kanu quem o substituiu.

kanu em treino do bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Para piorar a situação, seu substituto imediato, Kanu, também sentiu a coxa esquerda durante o segundo tempo do jogo em São Januário e precisou ser substituído.

Com as duas baixas, Rogério Ceni precisou acionar Gabriel Xavier, que terminou a partida formando a dupla de zaga com Mingo e foi elogiado por seu desempenho.

A comissão técnica agora aguarda para entender tempo de recuperação de ambos, mas a presença dos dois defensores na estreia continental é tratada como incerta.

Michel Araújo também lesionado e situação de Ruan Pablo

Além das baixas na zaga, o setor ofensivo e o meio-campo também sofrem com lesões neste começo de ano.

O meia Michel Araújo é outro que integra o DM devido a uma lesão muscular, limitando as opções de rotação no setor de criação.

No entanto, a situação mais grave é a do jovem atacante Ruan Pablo. A joia da base tricolor sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo e terá um tempo de recuperação muito mais longo.

De acordo com o próprio técnico Rogério Ceni, o ponta esquerda só terá condições de retornar aos gramados no segundo semestre, perdendo a maior parte do Baiano e o primeiro turno da Série A.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Como o Bahia deve definir a situação de Cauly?
todas as enquetes