é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Baiano

Publicada em 31 de janeiro de 2023 às 09h55

Bahia denuncia injúria racial contra Kayky em rede social

"Torcedor" rival fez comparação racista com o jogador tricolor

Da Redação

kayky4
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia emitiu uma denúncia ao Twitter e prestou queixa contra um torcedor do Vitória por uma mensagem contendo injúria racial contra o atacante Kayky do Bahia.

A imagem usada pelo “torcedor” foi da comemoração do jogador tricolor imitando uma galinha, em tom de provocação. Em campo, nenhum jogador rival acusou o atleta de qualquer ação ofensiva.

Já no Twitter, o dono do perfil @ianecv071, que excluiu ou teve sua conta excluída, publicou a imagem do atleta junto com uma imagem de um macaco, em uma comparação de cunho racista.

Em nota, o Bahia se posicionou sobre o tema:

“Racismo e injúria racial são crimes imprescritíveis e inafiançáveis. Fizemos a denúncia junto ao Twitter e a mensagem de ódio de um torcedor adversário foi apagada -mas o print é eterno. Conta igualmente denunciada e boletim de ocorrência realizado junto à Polícia Civil da Bahia”.

Crime de injúria racial foi equiparado a racismo em 2023

É importantíssimo ressaltar que foi sancionada a Lei 14.532, de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com pena aumentada de um a três anos para dois a cinco anos de reclusão e multa.

Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.

O texto ainda atualiza o agravante quando o ato é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou casos de postagem em redes sociais.

“Na interpretação da lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência. Quanto à fase processual, seja em varas cíveis ou criminais, a vítima dos crimes de racismo deverá estar acompanhada de advogado ou de defensor público”, explica nota da Agência Senado.

Veja a publicação racista: 

Imagem
Foto: Reprodução / Twitter

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras