Fonte: Tiago Caldas / EC Bahia
Após perder o Ba-Vi de ida da final estadual, o Bahia terá de reverter a desvantagem para ficar com o troféu de campeão baiano de 2024. Para isso, o Esquadrão precisará quebrar um tabu histórico.
Em Ba-Vis que decidiram o título baiano, o time derrotado na partida de ida jamais conseguiu sair campeão no jogo de volta.
Um levantamento feito pelo ge.globo/ba mostra que em 17 finais estaduais de ida e volta entre Bahia e Vitória, o vencedor do primeiro jogo sempre saiu com o título.
O Bahia, portanto, vai em busca de obter um feito ainda não alcançado na história dos Ba-Vis.
Nessas 17 finais, o vencedor do Ba-Vi de ida só perdeu na volta em quatro ocasiões (1997, 1998, 2010 e 2016).
Em 2010, o Bahia perdeu a ida por 1 a 0, em Pituaçu, e venceu por 2 a 1 no Barradão, mas o rival tinha a vantagem dos ‘resultados iguais’, ficando com o título pelo saldo de gols na final.
Dessa vez, não existe mais esse tipo de vantagem.
Um triunfo tricolor por apenas um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Para sair campeão no tempo normal, será preciso que o Bahia vença por pelo menos dois gols a mais. O rival tem a vantagem do empate ao seu favor.
Quer receber notícias do Bahia no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo exclusivo para notícias do Esquadrão!
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.