é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Baiano

Publicada em 20 de novembro de 2021 às 10h18

FBF define calendário do Baiano 2022 com novidade no regulamento

Formato de pontos corridos e mata-mata segue sem alterações; porém, duas equipes serão rebaixadas na próxima temporada

Victor de Freitas

O Campeonato Baiano de 2022 está devidamente oficializado. Em Conselho Técnico realizado nesta última sexta-feira (19), a FBF e os dez clubes que jogarão a elite do futebol estadual no próximo ano definiram calendário e um regulamento com novidade.

O Baianão 2022 está confirmado para ter início no dia 19 de janeiro, sendo este o primeiro compromisso do Bahia na próxima temporada, com o time de transição.

Já a final tem previsão de ser disputada no dia 3 de abril. O cronograma precisou se adequar a um ano de Copa do Mundo no fim do ano, que terá o Brasileirão finalizado algumas semanas antes do que o normal.

Fórmula de disputa

Quanto ao formato, segue igual aos anos anteriores.

Os dez times vão se enfrentar na primeira fase, com duelos apenas de ida. Serão nove jogos para cada lado.

Os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal, com jogos de ida e volta; posteriormente, finais também em ida e volta.

Novidade no regulamento

A principal novidade no Campeonato Baiano de 2022 é que serão dois times rebaixados e não mais apenas um.

Para efeito de comparação, o nono colocado em 2021, Doce Mel, teve 10 pontos, enquanto o quarto colocado, Atlético de Alagoinhas (que terminou como campeão), terminou a primeira fase com 13 pontos.

Ou seja, a disputa tende a ser ainda mais acirrada nas últimas rodadas, com times brigando por G-4 e fugindo do Z-2 ao mesmo tempo.

Os times que vão disputar o Baiano em 2022

Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e Vitória da Conquista.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.