A Fifa autorizou uma mudança pontual em uma das principais regras do futebol. Até o fim de 2020, todos os torneios do planeta podem adotar à medida que permite cinco substituições de cada time por jogo.
A alteração foi autorizada pela International Board (IFAB), órgão vinculado à Fifa que protege e define as regras do futebol. Porém, cabe à entidade máxima do futebol mundial a oficialização da mudança. Isso aconteceu nesta sexta (08).
De acordo com a Fifa, o objetivo é de “proteger o bem-estar dos jogadores” diante da provável maratona de jogos que acontecerá após a pandemia de coronavírus.
No entanto, não será permitido que haja cinco pausas para mudanças de atletas.
As cinco alterações precisarão ser feitas em três janelas de substituições, para que a “cera” seja evitada. Sobretudo em finais de partida.
Em caso de prorrogação, a substituição extra segue mantida. Assim, o número total de mudanças em uma partida com 120 minutos seria de seis.
A regra é oficial, mas cabe às federações de cada país decidirem quanto à implantação, ou não, nos torneios. No Brasil, a CBF decidirá.
A mudança na regra tem validade inicial até o dia 31 de dezembro de 2020, mas poderá ser estendida caso seja bem vista.
Regra semelhante já existe nas competições de base
A mudança na regra passa longe de ser uma novidade em torneios de futebol.
Há alguns anos, as competições de divisões de base já adotam a regra que permite substituir até seis jogadores em três períodos de pausa durante a partida – sem contar o intervalo – e funcionam sem dificuldades.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.