é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Jornalista escreve sobre ‘autossabotagem ‘do Campeonato Baiano

Notícia
Baiano
Publicada em 8 de janeiro de 2020 às 17:30 por Victor de Freitas

2019-11-18-11-45_capabaianao2020
Fonte: Divulgação / FBF

O Campeonato Baiano divide opiniões. Há quem acredite que a competição é tradicional e importante para o calendário, enquanto também há quem veja o torneio como defasado.

Com o calendário mais do que apertado no primeiro trimestre, o atraso no início Estadual fará com que a competição aconteça quase que simultaneamente com o Nordestão.

Jornalista, editor e comentarista esportivo da TVE, Elton Serra publicou um texto, em seu blog, sobre a “autossabotagem” do Campeonato Baiano, ciando pontos em que a competição tem se tornado precária a cada ano. Leia o texto na íntegra:

O estadual baiano e sua autossabotagem
Por Elton Serra

Em tempos onde a discussão sobre o calendário do futebol brasileiro é cada vez mais séria, a Bahia vai acumulando bizarrices logo no início de temporada. Com a publicação da tabela do Campeonato Baiano de 2020, o torcedor terá uma overdose de partidas que envolvem Bahia e Vitória, somando-se a copas do Nordeste, do Brasil e Sul-Americana. Uma agenda que irá desgastar a imagem dos clubes com apenas 30 dias de bola rolando.

É inacreditável que já exista uma aceitação de uma pré-temporada precária por parte dos clubes. O Vitória, que se reapresentou no dia 2 de janeiro, terá 20 dias de preparação até a estreia contra o Jacobina, no Barradão, pelo estadual. O Bahia, que iniciou seus trabalhos no dia 6, vai acumular 16 dias antes de enfrentar a Juazeirense, no Adauto Moraes. O ideal é que um time tenha, no mínimo, 45 dias de preparação para iniciar uma temporada. Essa absurda aceitação prejudica os elencos técnica, tática e fisicamente, oferecendo um nível técnico medíocre logo no início do ano.

O calendário sufocante, por consequência, justifica o planejamento conservador da dupla Ba-Vi para 2020. Guilherme Bellintani e Paulo Carneiro decidiram jogar o Campeonato Baiano com equipes sub-23 – caso isso não fosse possível, o rubro-negro jogaria em dois dias consecutivos por duas vezes (25 e 26 de janeiro, e 01 e 02 de fevereiro), enquanto o tricolor faria insanos dois jogos num mesmo dia (26 de fevereiro). O Vitória entrará em campo 11 vezes até o final do mês que vem; o Bahia fará dois jogos a mais, por conta do confronto pela Copa Sul-Americana.

O estadual da Bahia segue seu processo de autossabotagem ano a ano. Sem premiação para o campeão e com cotas de TV irrisórias, vai sobrevivendo muito por conta da tradição e da relação umbilical entre as federações e a CBF. Pedir para valorizar uma competição que não consegue se dar valor é pedir para dar esmola a um milionário.

Jogos do Bahia entre janeiro e fevereiro:

22/01 – Juazeirense x Bahia (BA)
25/01 – Santa Cruz x Bahia (NE)
26/01 – Bahia x Vitória da Conquista (BA)
28/01 – Bahia x Imperatriz-MA (NE)
29/01 – Bahia de Feira x Bahia (BA)
02/02 – Bahia x Jacuipense (BA)
08/02 – Bahia x Vitória (NE)
09/02 – Jacobina x Bahia (BA)
12/02 – Bahia x Nacional-PAR (SUL)
15/02 – Ceará x Bahia (NE)
26/02 – Nacional-PAR x Bahia (SUL)
26/02 – CSA x Bahia (NE)
A definir – River x Bahia (CBR)

Fonte: Eltonserra.com.br

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras