Fonte: Tiago Caldas / EC Bahia
Roger Gabriel é uma das grandes joias da base do Bahia e não é de hoje. Apesar de ter apenas 16 anos, o meio-campista vem aproveitando todas as chances recebidas, em categorias mais altas, para mostrar seu talento.
Nas duas primeiras rodadas do Baianão, foi ele quem teve a responsabilidade de vestir a camisa 10 tricolor e não sentiu o peso.
Mesmo em sua estreia na Fonte Nova, teve uma atuação sólida e recebeu elogios. Fora de casa, contra o Atlético, mais uma vez foi um jogador que tentou participar ativamente da construção de jogadas, mesmo que com erros comuns de jogo.
Atleta da geração 2007, Roger é o mais jovem da equipe sub-20 e já se destaca desde 2021, quando, aos 14 anos, já atuava no Brasileirão sub-17.
Em 2022, assumiu de vez a condição de craque do time juvenil mesmo com dois anos a menos e foi o artilheiro da equipe em torneios regionais e nacionais.
Foi o craque do Bahia na conquista da Aldeia Cup sub-16, vencendo o Cruzeiro na final, e de quebra ainda ajudou o sub-15 a ganhar o Baiano. Ao todo, foram 20 gols em 29 jogos.
O desempenho acima da média no sub-17 não passou despercebido e já em 2022 ele jogou pelo time sub-20 do Bahia em jogo-treino contra a Seleção Brasileira sub-20.
A partir de 2023, ainda sem sequer completar 16 anos, foi o camisa 10 do Bahia na Copinha e campeão baiano sub-20. Jogou também Copa do Brasil e Brasileirão sub-20.
Sua estreia como profissional aconteceu já em 2023, no Baiano, quando havia acabado de completar 16 anos e assinar seu primeiro contrato. Em 2023, foram sete gols em 25 jogos.
Ao longo do ano passado, foi peça fundamental para a equipe sub-20 e chamou a atenção do Grupo City, que o convidou para pré-temporada com a equipe sub-19 do Manchester City e com o Girona sub-19, inclusive com gol.
Em 2024, jogou sua segunda Copinha e já atuou em duas partidas do Baianão profissional, sendo o escolhido por Rogério Ferreira, que o conhece desde o sub-17, para vestir a 10.
Roger ainda tem idade para jogar no sub-17 em 2024, mas está sempre uma ou duas categorias acima, mas com talento ganha destaque contra adversários mais experientes.
Cria do Esquadrão, o jovem talento também tem em sua trajetória na base tricolor títulos como Copa Rede Ball (2018), Campeonato Baiano Fut7 sub-13 (2019), Taça das Favelas (2019) e Taça Talentos de Aço (2018 e 2019).
O meio-campista completará 17 anos em fevereiro e tem contrato assinado até 2026.
Quer receber notícias do Bahia no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo exclusivo para notícias do Esquadrão!
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.