O Bahia entra em campo neste domingo (11) para enfrentar o Jequié, na Arena Fonte Nova, marcando o início da caminhada no Baianão 2026. Além da expectativa da torcida pela atuação dos jovens do clube, a partida deve marcar as estreias oficiais de dois jogadores que chegaram ao clube ainda na segunda janela de transferências de 2025: o goleiro João Paulo e o zagueiro Luiz Gustavo.
Ambos estão integrando o grupo que tem trabalhado para o Baianão durante a pré-temporada no CT Evaristo de Macedo e buscam aproveitar a rodagem do elenco neste início de ano para conquistar espaço no elenco tricolor.
Contratados na janela do meio de 2025, os dois jogadores não chegaram a estrear na segunda metade do Brasileirão por motivos diferentes.
Leia mais: Bahia tem 3 jogadores recuperados de lesão; atletas reforçam pré-temporada
João Paulo tenta disputar posição com Ronaldo no Bahia
Apesar de ter chegado após a saída de Marcos Felipe, a trajetória de João Paulo no Esquadrão começou com dois grandes obstáculos.
Logo após ser contratado no meio do ano passado, o arqueiro sofreu uma lesão que o afastou dos gramados por um período considerável. Durante sua recuperação, ele viu Ronaldo conquistar a titularidade absoluta e se tornar um dos destaques do time no returno da Série A, dificultando qualquer brecha para estrear ainda em 2025. Não à toa, o goleiro foi adquirido em definitivo.
Em 2026, participando das atividades táticas com o time que jogará o Baianão e na pré-temporada do elenco principal, o goleiro deve receber a primeira oportunidade real de mostrar serviço.
Com o planejamento de Rogério Ceni em observar peças e gerir o desgaste físico, João Paulo surge como o favorito para iniciar o confronto de domingo sob as traves, com a concorrência de jovens do time sub-20 que vinham treinando antes de sua chegada aos treinos no começo da semana.
Luiz Gustavo e a busca espaço na zaga do Bahia

Já o caso do zagueiro Luiz Gustavo envolveu um processo de maturação e escolha técnica. Contratado também no segundo semestre de 2025 como uma aposta para o setor defensivo, mas com o valor de R$ 32 milhões, o jovem atleta não chegou a debutar no Brasileirão passado.
Na época, a comissão técnica optou por preservar o jogador devido à sua pouca idade e ao contexto de alta pressão que o campeonato exigia, preferindo manter nomes mais experientes na reta final da competição. Rezende, volante improvisado na defesa, permaneceu à frente do jovem defensor durante todo o campeonato.
Com uma pré-temporada completa, tendo iniciado os treinamentos ainda em dezembro junto com o time sub-20, e adaptado aos conceitos táticos do treinador, Luiz Gustavo deve finalmente fazer sua estreia oficial.
Rogério Ceni tem aproveitado os treinos para testar o defensor em diferentes formações, focando especialmente no ajuste do tempo de bola e na saída de jogo.
Para o jovem zagueiro, o duelo contra o Jequié representa a chance de provar que está pronto para o nível profissional desejado pelo Bahia e que pode ser uma opção para o sistema defensivo tricolor em 2026, que começa o ano com Mingo, David Duarte, Kanu e Gabriel Xavier em sua frente








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.