Com três competições em disputa, sendo uma delas a Copa Libertadores, com fases eliminatórias, o Bahia tem rodado o elenco no primeiro trimestre de 2025, sobretudo durante o Campeonato Baiano.
Um levantamento feito pelo ge.globo mostra que os titulares foram poupados em 80% dos minutos disputados ao longo da competição estadual, na fase de classificação e até mesmo na semifinal.
Dos 11 jogadores titulares, Erick Pulga é o único que fez seis partidas – vale ressaltar, entretanto, que ele começou o ano como reserva.
Dos demais jogadores, Everton Ribeiro fez cinco atuações e todos os outros titulares só entraram no Baianão em quatro partidas. Gabriel Xavier e Mingo, por exemplo, só jogaram uma vez no Estadual, enquanto Jean Lucas fez duas partidas.
Atletas reservas e jovens da base ganham espaço no Baiano
Dessa forma, jogadores da base e, principalmente, jogadores considerados como reservas, estão ganhando espaço para mostrar serviço para lutar por posição na equipe titular no restante da temporada.
Nomes como Arias, David Duarte, Erick, Rodrigo Nestor, Acevedo, Willian José e o próprio Cauly se notabilizaram por ser titulares na maior parte dos jogos do Baianão desde que o time principal assumiu a disputa.
Já jovens atletas como Kauã Davi, Fredi e Tiago mostraram serviço e foram utilizados em diversas oportunidades. Kauã, por exemplo, jogou sete jogos como lateral ou zagueiro.
Ceni destaca importância de dar minutos aos reservas do Bahia
Na semifinal, o treinador tricolor manteve a estratégia de escalar um time quase inteiramente reserva apesar da derrota na partida de ida.
Entendendo a força do plantel tricolor, especialmente dentro do Baianão, o técnico afirma que os reservas precisam manter o nível quando entram.
“Na ida a gente já tinha sido bem superior, mas sofremos dois gols. (…) Trocar peças faz parte do processo, o elenco precisa ser usado e eles precisam responder, entrar em campo e manter o nível“.
Titulares jogarão as finais
A exemplo da estratégia traçada em 2024, o técnico Rogério Ceni utilizará força máxima nas duas partidas que valem o título do Campeonato Baiano.
O treinador já havia usado o que há de melhor disponível no elenco no Ba-Vi da fase classificatória.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.