O Bahia pretende utilizar um número maior de jogadores formados pelo clube no elenco principal nos próximos anos. Um dos nomes que podem alcançar esse lugar é o volante Sidney, que deve iniciar o Baianão não só como titular, mas também como capitão de uma jovem equipe que enfrentará os primeiros desafios do Tricolor no Estadual.
Em entrevista coletiva no CT Evaristo de Macedo o jovem meio-campista fez um balanço de sua trajetória ao longo de 2025, ressaltando o amadurecimento obtido entre as oscilações no sub-20 e as oportunidades recebidas no elenco profissional, para treinar ou jogar.
Sidney classificou a temporada como um período de aprendizado constante dentro e fora das quatro linhas.
“Foi um ano muito bom, mas muito difícil. Na base a gente teve muitas oscilações, principalmente no Brasileirão. A gente começou bem e brigou para não cair no final, mas conseguimos permanecer na Série A. E no profissional, creio que jogar uma final de Copa do Nordeste foi e ficará marcado na minha história para sempre”, avaliou o volante.
Sidney participou dos títulos do Bahia no Baianão e na Copa do Nordeste em 2025, somando seis jogos profissionais ao longo da temporada.
Leia mais: Chegou a hora? Meia promessa da base jogará o Baianão em 2026
Sidney busca se firmar no elenco profissional do Bahia em 2026
Além da evolução técnica, o volante destacou o suporte integral que recebe da estrutura da SAF, que se preocupa com o desenvolvimento físico e psicológico dos jovens
“Para mim é muito gratificante o cuidado que o Bahia tem comigo, tanto na parte do campo quanto na parte mental. Creio que isso me ajuda muito e vai continuar me ajudando na minha carreira. O Esquadrão faz um trabalho excelente comigo e com outros garotos também, e creio que só tem acrescentado na minha carreira”, afirmou o atleta.
Com o olhar voltado para o futuro, Sidney definiu suas metas para o próximo ano de forma clara. O objetivo é se estabelecer definitivamente sob o comando de Rogério Ceni e contribuir para novas conquistas.
“Primeiramente, eu quero estar no grupo principal do Bahia, ganhar minutos e ganhar novos títulos e, consequentemente, fazer uma grande temporada pela equipe principal”, concluiu.
Aprendizado com Caio Alexandre e Nico Acevedo
Um dos pilares para o crescimento de Sidney tem sido a convivência diária com os jogadores mais experientes do setor de meio-campo do Esquadrão. O jovem revelou que busca absorver ao máximo os ensinamentos de atletas consolidados no cenário nacional e internacional.
“Creio que eu converso muito com o Caio Alexandre e com o Nico Acevedo. Com o Caio foi mais no começo do ano, antes da lesão que tive mais contato com ele. E com o Nico eu conversava durante o ano todo e procurei absorver tudo que eles me passavam”, revelou o meio-campista.
Para Sidney, o suporte dado pelos companheiros é fundamental para alcançar o que a comissão técnica exige durante os treinamentos visando ganhar novas oportunidades com Rogério Ceni em 2026.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.