A comissão técnica do Bahia contou com uma notícia positiva durante a atividade realizada na manhã desta sexta-feira (30). O atacante Sanabria, que ainda não estreou na temporada, participou pela primeira vez no ano dos trabalhos com o restante do elenco.
O jogador realizou parte das atividades integradas ao grupo, sinalizando que está plenamente recuperado da lesão no joelho e próximo de virar opção para o técnico Rogério Ceni visando a temporada do Bahia.
Leia mais: Ceni valoriza triunfo de virada e vê estratégia de rodar elenco surtir efeito
Transição física e retorno gradual: Sanabria fica perto de ser opção
Sanabria vinha realizando um cronograma especial de tratamento no departamento médico e, desde a reapresentação do grupo em janeiro, fazia atividades específicas de transição física e técnica, com foco no recondicionamento e recuperação da confiança para jogar.
A participação parcial nesta manhã indica que o atleta já está recuperado da lesão ligamentar sofrida durante o Brasileirão 2025 e agora foca no ganho de ritmo de jogo e entrosamento com os demais companheiros.
O retorno ocorre em um momento importante, visto que Rogério Ceni lida com a baixa prolongada de Ruan Pablo, que passará por cirurgia no tornozelo e ficará cerca de quatro meses fora.
Embora o retorno completo ainda dependa da resposta do atleta às próximas cargas de treinamento, a expectativa é que ele possa ser relacionado gradualmente para as próximas rodadas da Série A ou até mesmo ganhar minutos na reta final do estadual.
Qual foi a lesão sofrida por Sanabria?
O atacante argentino sofreu uma lesão parcial do ligamento cruzado posterior (LCP) do joelho esquerdo, que é raramente vista em atletas de futebol e ocasionada com mais frequência em acidentes com forte impacto.
Por se tratar de uma lesão incomum para jogadores de futebol, todo o processo de recuperação, incluindo a transição, contou com uma atenção maior por parte dos fisioterapeutas e médicos do Bahia, levando em consideração também para a atenção redobrada o caso de Erick Pulga, que sofreu uma nova contusão logo após o retorno em 2025.
Sanabria começava a se destacar no Bahia quando sofreu lesão
Adquirido por cerca de R$ 32 milhões junto ao Al Ain, Mateo Sanabria rapidamente assumiu a titularidade da ponta esquerda do Bahia em meio ao desfalque de Pulga em meados do Brasileirão.
Ele fez 11 partidas, sendo sete delas como titular, e anotou um gol em jogo contra o Vasco, fora de casa. Contra o Botafogo, por sua vez, ele foi expulso por dois cartões amarelos, também no Rio.
Sua última atuação aconteceu contra o São Paulo, no Morumbi, quando ficou apenas 11 minutos em campo até sofrer a lesão, no dia 25 de outubro. São três meses fora de combate.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.