é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia conquista o Cinturão do Futebol Brasileiro

Notícia
Brasileiro
Publicada em 14 de junho de 2024 às 10:00 por Alan Vasconcelos
Jean Lucas foi o autor do gol que deu o Cinturão ao Bahia. Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Com o triunfo de 1 a 0 diante do Fortaleza na noite de ontem pela oitava rodada do Brasileirão, o Bahia voltou a conquistar o Cinturão do Futebol Brasileiro, após um hiato de sete anos. A última vez que o Esquadrão havia obtido a honraria foi, curiosamente, contra a mesma equipe cearense, após triunfo de 2 a 1 na Copa do Nordeste de 2016.

O título estava com o Fortaleza desde o dia 26 de maio deste ano, quando os tricolores derrotaram o Sport, que até o momento era o atual campeão. A equipe do Pici conseguiu defender seu cinturão por três jogos, após vencer os desafiantes Athletico-PR e CRB em duas oportunidades (apesar da derrota na segunda partida da final da Copa do Nordeste, o Fortaleza manteve o cinturão por ter vencido nas penalidades), mas não conseguiu superar seu último desafiante: o Bahia.

Essa é a 55ª vez que o Bahia se torna o detentor do Cinturão do Futebol Brasileiro, sendo 13 por conquistas sobre atuais campeões e 42 por ter defendido o título. A maior sequência de defesas do Esquadrão aconteceu em 1983, quando o tricolor derrotou 16 desafiantes.

O que é o Cinturão do Futebol Brasileiro?

Após ler tudo isso, você deve estar se perguntando sobre qual o significado dessa matéria. Quem gosta de boxe ou MMA já está familiarizado com o funcionamento dos Cinturões, onde o atual detentor (campeão) é desafiado por um outro lutador para que seja definido se o cinturão será passado para o desafiante ou se ele permanecerá com o campeão. Buscando trazer essa fórmula de desafios ao futebol, foi criado o “Cinturão do Futebol Brasileiro” (CFB).

No CFB são contadas todas as partidas oficiais da história do futebol no Brasil, sendo o primeiro vencedor de um jogo, o primeiro detentor do cinturão. De acordo com o site oficial do Cinturão do Futebol Brasileiro, o primeiro clube a se tornar detentor do cinturão no país foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1902. “Um novo campeão somente surge depois de derrotar o antigo campeão. E, assim que conquista esse cinturão, ele passa a defender o título contra outros desafiantes”, define a organização.

Bahia terá a missão de defender seu cinturão

Agora que é campeão, o Bahia terá a missão de defender seu título por todo o restante da temporada, até que, eventualmente, seja derrotado. O próximo desafio ocorrerá logo neste domingo (16), quando o Esquadrão viajará para enfrentar o desafiante Criciúma. O jogo, além de colocar em disputa esse título simbólico, também é válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de empate, o cinturão permanecerá com o Bahia.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Após mais de 50 jogos pelo Bahia, como você avalia o trabalho de Rogério Ceni?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras