Com a suspensão do argentino Ramos Mingo, expulso por cera diante do Vasco, e a lesão de David Duarte, o Bahia terá uma mudança importante em seu sistema defensivo para o próximo compromisso da Série A. O técnico Rogério Ceni vai escalar a dupla formada por Kanu e Gabriel Xavier para o duelo contra o Juventude, na sexta-feira (28), reeditando uma parceria de sucesso no clube.
A formação traz a campo duas peças que foram fundamentais na temporada de 2024, mas que vivem momento distante da equipe titular em 2025.
No ano passado, Kanu e Gabriel Xavier formaram a zaga de confiança de Ceni durante todo o Brasileirão, o que permitiu poucas atuações dos concorrentes do sistema defensivo no último ano. Já no total da temporada, cada um deles atuou pelo menos 50 vezes. Mesmo com números bem diferentes em 2025, eles jogarão juntos em uma partida decisiva.
Leia mais: Meia desfalca o Bahia no restante da Série A por lesão no joelho
Kanu e Gabriel Xavier voltam a formar dupla de zaga do Bahia
O retrospecto da dupla em 2024 foi marcado por estatísticas sólidas e a conquista de uma classificação histórica para a Libertadores de 2025.
Sem lesão grave ao longo da competição, os dois defensores atuarem em quase todos os jogos da última edição da Série A. Gabriel jogou 35 partidas como titular, enquanto Kanu fez 30 rodadas como titular do Esquadrão.
Na temporada de 2025, o cenário foi diferente para ambos devido a questões físicas que impediram a continuidade da dupla já no primeiro semestre.
Além disso, a chegada de Ramos Mingo prontamente causou uma disputa pelo setor defensivo. Nos primeiros jogo do ano, especialmente na Pré-Libertadores, Ceni escalou os três zagueiros juntos. Gabriel Xavier chegou a fazer a função de lateral-direito, ou Mingo era escalado como lateral-esquerdo.
Com a afirmação do zagueiro argentino no clube, sendo o atleta tricolor com mais minutos em campo na temporada, e o sucesso de David Duarte em seu melhor ano pelo Bahia, a antiga dupla de zaga perdeu espaço mesmo após retorno de suas respectivas lesões.

Números de Kanu e Gabriel Xavier em 2025
Devido ao longo período afastado por lesão, Kanu tem apenas 18 atuações em 2025.
Em suas duas primeiras temporadas pelo Tricolor de Aço, ele havia somado 50 jogos em cada ano, totalizando 100 atuações em dois anos.
Já Gabriel Xavier tem 27 jogos. Contudo, um número bastante inferior aos 53 jogos de 2024 e um pouco a mais do que as 24 atuações de 2023.
Agora, diante da necessidade, Kanu e Gabriel Xavier se reencontrarão para defender a meta tricolor em um momento decisivo. Gilberto e Luciano Juba devem ser os laterais, formando o quarto defensivo do Bahia para a partida no sul do país.
Juventude e Bahia se enfrentarão na sexta-feira (28), às 19h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 36ª rodada do Brasileirão.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.