Esquadrão pontuou nos três jogos que disputou às 11h (Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia)
Neste sábado (07), o Bahia enfrentará o Vasco às 11h, no Rio de Janeiro. A partida será a quarta do Bahia em horário matinal nesta edição de Campeonato Brasileiro.
Com quatro jogos disputadas a partir de 11h, o Esquadrão de Aço é o time com mais rodadas marcadas para este horário entre todos os 20 clubes que disputam a Série A, o que demonstra a desigualdade citada por Roger Machado em entrevista coletiva.
“Com relação aos jogos às 11h, não sou contra, desde que todos joguem mesmo o número de jogos neste horário. Se você joga sempre 11h e o outro não joga nenhum, já tem desequilíbrio também. Gera mudança na logística, na estrutura da rotina diária do atleta. Se você joga 11h, quem tem o hábito de dormir e acordar mais tarde não vai conseguir, por causa do jogo, mudar seu ciclo biológico para acordar cedo, às 7h. E se você coloca um café da manhã 7h com massa, carne moída, peixe, ninguém vai comer. Muitas vezes, eu não gostava de tomar café de manhã. Eu tomava um copo de suco e pegava o treino, pelo meu hábito construído”, explicou o treinador.
Novidade que vem se consolidando com o passar dos anos, o horário matinal no futebol brasileiro costuma atrair públicos elevados nos estádios e audiências significativas na TV.
Uma prova disso é de que os ingressos estão esgotados para o jogo entre Vasco x Bahia. O Independência e o Morumbi também estiveram lotados nas partidas em que o Bahia atuou nos respectivos estádios.
Com isso, o canal responsável por jogos em pay-per-view, Premiere, tem adotado não só o domingo, mas também o sábado para transmitir jogos no horário do almoço, das séries A e B.
No Nordeste, houve apenas dois jogos disputados neste horário em partidas da Série A. Ambos aconteceram em 2016, no Arruda e no Barradão.
Mudança na preparação
Para a partida deste sábado, o técnico Roger Machado modificou a rotina de trabalho do elenco, diminuindo em um dia o cronograma de preparação da semana.
O último dia de treinamento para a partida do final de semana é realizado na manhã desta quinta-feira (05), com o objetivo de descansar o elenco na sexta (06).
“Na sexta, estamos abrindo mão do treino de manhã, a minha semana acaba quinta-feira. Pela logística, para que a gente consiga pelo menos chegar lá perto do jogo, imagine sempre poder chegar com, no mínimo, 24h antes. Para que consiga fazer isso, tem que abrir mão do treino na véspera. É prejuízo. Se tem alguma coisa boa, fisiologicamente, é que, na parte da manhã, a gente tem os hormônios anabolizantes todos na corrente sanguínea, pode ser benefício – que é perdido no segundo tempo, com sol na cabeça, no Rio de Janeiro, 40 graus, ou no Nordeste. Outro desequilíbrio. Mas é o que temos, e a gente tem que se preparar para trabalhar e fazer da melhor forma. Nós tivemos três jogos às 11h, e foram bons resultado. Empate com o São Paulo, vitória sobre o Atlético-MG, empate com a Chape. Se todo mundo vai jogar quatro, cinco jogos neste horário, tudo certo. Mas geralmente a gente sabe que não é isso”.
Jogos do Bahia às 11h neste Brasileirão:
Nas três primeiras partidas em horário matinal, o Esquadrão somou pontos fora de casa em todas elas, empatando com São Paulo e Chapecoense, além de desbancar o Atlético Mineiro. Em nenhuma das partidas, o time levou gol.
19/05 – São Paulo 0x0 Bahia (Morumbi)
28/07 – Chapecoense 0x0 Bahia (Arena Condá)
24/08 – Atlético Mineiro 0x1 Bahia (Independência)
Próximo jogo: 07/09 – Vasco x Bahia (São Januário)
Times que mais jogaram neste horário
Enquanto o Bahia jogará seu quarto jogo no turno matutino, há equipes que nem sequer jogaram uma vez neste horário. Palmeiras, Avaí, CSA, Fortaleza, Ceará e Cruzeiro são os times que ainda não jogaram às 11h.
Santos e Chapecoense já jogaram três vezes na manhã. Corinthians, Internacional, Athletico, Fluminense atuaram duas vezes cada um.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.