O Bahia vai voltar às competições oficiais nesta quarta-feira (9), após o fim da pausa por conta do Mundial de Clubes, para retomar a maratona de jogos.
Ao todo, serão sete compromissos marcados até o fim deste mês, por quatro torneios diferentes, fazendo do Bahia o time que mais jogará partidas consecutivas no retorno do calendário brasileiro pós-Mundial.
Bahia é o único em quatro competições no segundo semestre
A essa altura da temporada, o Esquadrão de Aço é o único time brasileiro em disputa de quatro competições.
O Bahia jogará Copa do Nordeste, Série A, Sul-americana e ainda terá a Copa do Brasil neste mês de julho. Caso avance nas competições de mata-mata, seguirá como o time com mais jogos na temporada.
Vale recordar que o Bahia jogou 100% das partidas que teria possibilidade em 2025. A equipe jogou dez partidas na Libertadores, incluindo os quatro jogos da fase Pré-Libertadores.
Além disso, agora na Sul-americana, o Tricolor de Aço jogará uma fase de “repescagem”, chamada de playoff das oitavas de final.
No total, são 44 jogos realizados em 2025 – sendo 40 deles com o elenco principal e outros quatro com um time sub-20.
O técnico Rogério Ceni falou sobre as dificuldades que serão encontradas ao retornar com quatro competições:
“A segunda parte do ano é a mais difícil, porque é a parte onde a desilusão pode chegar. Em um mês nós temos Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, todos os jogos eliminatórios. Paralelo a isso, você tem que tentar se manter entre os primeiros no Campeonato Brasileiro. O Bahia é o único time que joga quatro competições no ano ainda. A não ser que você consiga se manter vivo em tudo, você vai conviver com mais desilusões na segunda parte”.
Fortaleza disputa três competições
Ainda vivo na Libertadores, disputando a Série A e adversário do Bahia na Copa do Nordeste, o Fortaleza está jogando três competições no momento.
Isso porque, o time cearense foi eliminado da Copa do Brasil justamente pelo Retrô, que será o rival tricolor nas oitavas do torneio nacional.
Dessa forma, o FEC não se junta ao Bahia como outro time com quatro competições no segundo semestre.
Situação do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes
O texto em questão leva em consideração o período pós-Mundial de Clubes, o que, consequentemente, coloca o Fluminense já sem a disputa dessa competição.
Nesse momento, o Tricolor ainda jogará contra o Chelsea pela semifinal na tarde desta terça-feira (8). Caso avance, a final ocorrerá no domingo (13). Mas, caso perca, já voltará para casa neste meio de semana.
Após o calendário do Mundial, a equipe carioca jogará Brasileirão, Sul-americana e Copa do Brasil.
Coincidentemente, o Fluminense é o time que aguarda o vencedor de Bahia x América de Cali pelo playoff da Sul-americana.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.