Uma das reclamações comuns feitas por Rogério Ceni em suas entrevistas é pelo acúmulo de jogos do Bahia na temporada. Na comparação com outros times da Série A, o Bahia aparece entre os que mais entraram em campo na temporada.
Por disputar a Copa do Nordeste e geralmente chegar às fases avançadas, o Esquadrão já tem um calendário naturalmente maior do que da maioria dos times das outras regiões, com exceção do Norte, que tem a Copa Verde.
Em 2024, o Bahia iniciou a temporada atuando com um time sub-20 nos dois primeiros jogos do ano, o que possibilitou uma pré-temporada mais longa na Inglaterra.
Bahia e os times com mais jogos na temporada
Na conta geral da temporada, o Tricolor de Aço tem 52 partidas disputadas no ano.
Dessas partidas, somente em três delas a equipe principal não foi utilizada (nas primeiras rodadas do Baianão e na última rodada do Nordestão).
O líder desse ranking não poderia ser outro: o Fortaleza. A equipe cearense neste ano foi campeã da Copa do Nordeste, está disputando o mata-mata da Copa Sul-americana e é vice-líder da Série A.
A equipe cearense completará nesta quarta-feira seu 55º jogo no ano. Por outro lado, o FEC caiu cedo na Copa do Brasil e seu campeonato estadual tem apenas nove jogos – o Baianão tem 13.
- Fortaleza – 55 jogos*
- Botafogo – 54 jogos*
- Red Bull Bragantino – 53 jogos
- Bahia – 52 jogos
- Athletico Paranaense – 52 jogos*
- Palmeiras – 52 jogos*
- Grêmio – 50 jogos
- Flamengo – 49 jogos*
*Já contabilizando jogos que vão ocorrer nessa quarta-feira (21) e na quinta-feira (22) por Libertadores e Sul-americana.
Calendário do Bahia em 2025 pode ser ainda mais extenso
Apesar de a reclamação ser constante especialmente por parte do técnico tricolor, o número de jogos em 2025 pode ser ainda maior para o Bahia, de forma semelhante a como foi com o Fortaleza em 2023.
No ano passado, o Fortaleza disputou 78 jogos oficiais, incluindo 17 partidas por competições continentais, dentre elas quatro pela Pré-Libertadores e outras 13 atuações pela Copa Sul-americana, chegando até a final.
Em 2025, o Bahia, por sua vez, deve estar presente em uma competição continental, seja Copa Libertadores ou Sul-americana.
O calendário, portanto, pode ser ainda maior caso o Bahia dispute ao menos a fase de grupos de um dos torneios.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.