é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Brasileiro

Publicada em 15 de fevereiro de 2021 às 10h19

Bahia pode se livrar da queda ou até voltar ao Z-4 na 37ª rodada; veja

Fora da zona de rebaixamento, Bahia tem chance de se salvar do rebaixamento caso vença ou Fortaleza ou até retornar ao Z-4 se não vencer

Victor de Freitas

2020-07-22-11-27_capabrasileirao2020cbf
Fonte: Divulgação

O Bahia somou um ponto diante do Atlético Mineiro, no último sábado (13), e continuou fora da zona de rebaixamento por conta da derrota do Vasco. Dependendo apenas dos próprios resultados, o time tricolor pode, inclusive, se livrar da queda já na próxima rodada.

Matematicamente, a chance de fugir da Série B no próximo final de semana existe. Mas, depende da combinação de seu próprio resultado e de adversários.

Além do Vasco, a rodada 36 colocou o Goiás como mais um concorrente direto na luta contra o Z-4. Com uma campanha de recuperação no segundo turno, da equipe goiana está apenas dois pontos atrás do Bahia, primeiro time fora da zona.

Para o Bahia ter sua permanência garantida na próxima rodada, é necessário:

  • O Bahia vencer o Fortaleza fora de casa e alcançar a marca de 41 pontos;
  • Vasco não vencer o Corinthians, fora de casa, e permanecer com 37 ou chegar a 38 pontos. No critério de desempate, o Esquadrão leva vantagem sobre o adversário, pois já possui um triunfo a mais;
  • Goiás não vencer o Red Bull Bragantino, em casa, e permanecer com 36 ou chegar a 37 pontos.

Esquadrão também pode terminar a rodada no Z-4

Também existe o outro lado da moeda, que deve ser lembrado. O Bahia pode chegar na última rodada dentro da zona de rebaixamento.

Para isso acontecer, é necessário que o Bahia não vença o Fortaleza e que Vasco ou Goiás vençam seus jogos.

Na pior de todas as hipóteses, o Bahia terminaria a 37ª rodada em 18º lugar em caso de triunfos de Vasco e Goiás e derrota tricolor para o Fortaleza.

Possível cenário de neutralidade após a próxima rodada

Também é possível que o Bahia continue fora do Z-4 e na mesma situação, dependendo apenas dos seu próprio resultado, até mesmo se não vencer o Fortaleza.

Para isso, será necessário que Vasco e Goiás também não vençam seus confrontos.

Chances de rebaixamento após 37 rodadas, segundo a UFMG:

  • Botafogo e Coritiba - já rebaixados
  • Goiás - 80,2%
  • Vasco - 77,5%
  • Bahia - 38,6%
  • Fortaleza - 3,5%
  • Sport - 0,2%
leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.