O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu punir o Bahia devido a cantos homofóbicos de alguns torcedores no jogo contra o Grêmio, na Arena Fonte Nova, no dia 27 de abril.
O julgamento ocorreu na terceira Comissão Disciplinar do órgão e condenou o Bahia ao pagamento de R$ 20 mil como multa disciplinar.
A denúncia oferecida pela Procuradoria do STJD foi baseada no artigo 243-G do CBJD, que trata de “atos discriminatórios relacionados a preconceito em razão de raça ou cor”.
Desde 2023, a CBF tem no Regulamento Geral de Competições um artigo que considera atos como esse como “de extrema gravidade, podendo o infrator responder meio da aplicação da pena de advertência, multa, vedação de registro ou transferência de novos atletas a até perda de pontos (art. 134)”.
Torcida LGBTricolor, do Bahia, repudiou o ocorrido
Logo após a partida em que os cantos foram proferidos, no fim de abril, a torcida organizada LGBTricolor se manifestou em uma nota de repúdio aos autores dos cantos homofóbicos.
“A nossa nação tricolor é conhecida por ter uma torcida festiva, alegre e diversa, repudiamos toda e qualquer manifestação de homofobia dentro da nossa casa, a Fonte Nova. Diante do ocorrido tomaremos medidas, inclusive solicitando ao Clube e a Saf que identifiquem se os envolvidos são sócios e tomem providências, também enviaremos ao conselho deliberativo”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.