O Bahia escreveu mais um capítulo importante em sua história na noite desta quinta-feira (27). Mesmo sem entrar em campo, o Esquadrão garantiu matematicamente a classificação para a Copa Libertadores de 2026. O feito foi assegurado graças à derrota sofrida pelo São Paulo na 36ª rodada.
Agora, o Bahia terá cinco participações em sua história na Libertadores: 1960, 1964, 1989, 2024 e 2025.
Bahia jogará a Libertadores por dois anos seguidos pela primeira vez
A vaga assegurada de forma matemática no G-7 marca a primeira vez que o clube disputará a principal competição continental por dois anos consecutivos.
Com os resultados da antepenúltima rodada, o Tricolor de Aço garante, no mínimo, uma vaga na fase preliminar do torneio, assim como aconteceu em 2024.
A conquista consolida o projeto esportivo do clube, que em 2024 já havia quebrado um jejum de 36 anos sem disputar a Libertadores e agora estabelece uma frequência inédita no cenário internacional. Mas o Esquadrão ainda não está satisfeito!
Leia mais: Juventude x Bahia tem apenas uma opção de transmissão ao vivo; onde assistir
Pelo G-5! Bahia quer vaga na fase de grupos da Libertadores
A sequência inédita de participações na Libertadores reforça o novo patamar competitivo do Esquadrão no futebol continental. O elenco agora entra em campo com a missão de coroar a campanha com a vaga direta, o que facilitaria o calendário do próximo ano, já que o clube não disputará a Copa do Nordeste.
Com a vaga na Pré-Libertadores garantida, o objetivo do Bahia se volta totalmente para a classificação direta à fase de grupos.
O time comandado por Rogério Ceni ocupa a sétima colocação e precisa terminar no G-5 para não precisar torcer por outros times nas finais da Copa do Brasil. Isso porque, caso o Cruzeiro seja campeão automaticamente será aberta mais uma vaga de Libertadores no Brasileirão. O mesmo ocorrerá caso o Fluminense termine no G-5 e seja campeão da Copa do Brasil.
Buscando terminar em quinto lugar, o Bahia precisa voltar a pontuar como visitante e tem o jogo contra o Juventude, nesta sexta-feira, como essencial.
Juventude e Bahia se enfrentarão às 19h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 36ª rodada do Brasileirão.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.