é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Brasileiro

Publicada em 25 de março de 2021 às 10h44

Brasileirão 2021 terá central do VAR na sede da CBF

Anúncio foi feito após reunião com presidentes dos clubes da Série A

Victor de Freitas

O Campeonato Brasileiro de 2021 contará com inovações fora das quatro linhas. Pelo terceiro ano consecutivo, o árbitro de vídeo será utilizado em todas as rodadas da competição. Mas, desta vez, de forma diferente. Haverá uma central para todos os jogos tanto da Série A, mas também da Copa do Brasil.

A central do VAR está sendo construída na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e será o local onde todos os árbitros de vídeos responsáveis pelas partidas trabalharão.

Nos últimos dois anos, o VAR atuou nos próprios estádios onde as partidas aconteciam, geralmente em uma sala improvisada - principalmente em praças esportivas sem grandes estruturas.

Com a mudança, a CBF aposta em maior qualidade do trabalho. O exemplo de sucesso tomado pela instituição é a NBA, que já possui uma central de arbitragem de vídeo há vários anos.

“A CBF está planejando uma central única do VAR, com alta tecnologia e tudo o que podemos contar de melhor em termos de estrutura. Nosso objetivo é centralizar as decisões da arbitragem com maior qualidade e menor chance de erro. É um escritório primoroso inspirado na central que existe hoje da NBA, nas questões técnicas da arbitragem”, explica Rogério Caboclo, presidente da CBF.

Para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, o tema deixou de ser tratado como “custo” para ser visto como “investimento”.

A arbitragem na CBF deixou de ser custo. Virou investimento. Isso é respeito com todos os profissionais. Nós estamos realizando um sonho antigo da arbitragem brasileira. Teremos uma sede própria, um centro de desenvolvimento e excelência, com o VAR centralizado. Esse é um passo muito importante para o nível que buscamos, com um trabalho contínuo e investimento sério da CBF e dos clubes”.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.