Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia
O técnico Renato Paiva, ao longo de todo o ano de 2023, citou várias vezes as diferenças do calendário do futebol brasileiro para o português, onde a liga tem apenas 18 clubes e não há regionais.
Por lá, clubes que são eliminados na primeira fase da Copa terminam a temporada com o modesto número de 35 jogos oficiais, de agosto a maio. Essa realidade é completamente diferente do futebol brasileiro e não é nenhuma novidade – basta uma rápida busca para entender o calendário do futebol no Brasil.
Já por aqui, Paiva costuma afirmar e reafirmar que falta tempo para treinar a equipe.
Mas, após sair da Copa do Brasil, o Bahia tem apenas o Brasileirão para disputar desde julho e atualmente vive uma longa sequência de oito semanas com tempo para treinar no CT antes das rodadas.
O Bahia atuou pela última vez em um meio de semana no dia 12 de julho, pela Copa do Brasil. E a próxima será contra o Coritiba, no dia 14 de setembro.
Dentro desse período de dois meses, o Esquadrão faz oito partidas (três delas já aconteceram), sendo uma por semana, com no mínimo sete dias entre um jogo e outro.
O maior período sem jogos será da 22ª para a 23ª rodada, quando o Esquadrão ficará dez dias sem jogos por conta da Data-Fifa.
Portanto, diante do que Renato Paiva vem declarando, é hora de colocar a teoria em prática em forma de resultados positivos.
Sequência atual do Bahia com semanas livres:
22/07 (sáb) – Bahia 0x0 Corinthians
30/07 (dom) – São Paulo 0x0 Bahia
06/08 (dom) – Bahia 3×1 América-MG
Próximos jogos:
13/08 (dom), 11h – Atlético Mineiro x Bahia
20/08 (dom), 16h – Bahia x Red Bull Bragantino
27/08 (dom), 16h – Botafogo x Bahia
03/09 (dom), 18h30 – Bahia x Vasco
14/09 (qui), 19h – Coritiba x Bahia
Em meio a essa sequência do Bahia sem jogos em meios de semana, equipes que estão disputando Copas, seja Libertadores, Sul-americana ou Copa do Brasil, podem ter calendário recheado caso avancem.
Passado esse período, com as fases eliminatórias das Copas, o Brasileirão entrará em seus momentos de decisão com a maratona final de jogos até o início de dezembro. E não haverá tempo para reclamações.
A efeito de comparação, os jogos entre os dias 13/08 e 03/09 seguem exatamente as mesmas datas das quatro primeiras rodadas da Liga Portuguesa 2023/2024. Na temporada anterior, o Vizela, que terminou em 11º lugar, fez somente 36 jogos (34 da Liga e dois da Copa).
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.