A volta dos torcedores aos estádios no Brasil está cada vez mais perto de acontecer. Nesta sexta-feira (13), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou um protocolo com regras para a volta do público aos jogos oficiais das principais competições do país.
O chamado ‘Protocolo de Recomendações para o Retorno do Público aos Estádios’ prevê abertura dos portões para torcedores a partir das quartas de final da Copa do Brasil e com a possibilidade de ocorrer também nas três primeiras divisões do Brasileirão.
No caso das Séries A, B e C, haverá um conselho técnico entre os clubes de cada competição, junto com a CBF, para votar sobre a aprovação ou não da volta do público com os critérios estabelecidos.
Existe um guia que determina regras a serem respeitadas e os critérios exigidos para que um jogo possa ter público. Contudo, a decisão final será sempre das autoridades sanitárias de cada local.
A principal regra diz a respeito dos torcedores que poderão ir aos jogos. As exigências são claras:
- Realizar um teste PCR para detecção do vírus SARS-CoV-2 até 72 horas antes da partida; ou
- Estar plenamente vacinado.
O critério para considerar uma pessoa “plenamente vacinada” é com a comprovação de já ter recebido as duas doses de alguma das vacinas contra a Covid-19. Ou então ter tomado a vacina com dose única. Nesses casos, exclui a necessidade do teste PCR.
Para quem recebeu apenas a primeira parte da imunização, o teste PCR é obrigatório.
Dentro dos estádios, também há a obrigação do uso de alguma das máscaras autorizadas pela ANVISA, além de distanciamento social e higienização das mãos com álcool ou água e sabão.
Qual será o público permitido?
Sobre a quantidade que será permitida em cada estádio, dependerá de um índice chamado de ‘taxa de normalidade’, que leva em consideração os seguintes pontos em cada local:
- Número de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias;
- Tendência de taxa de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias;
- Taxa de mortalidade por Covid-19 por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias;
- Tendência de taxa de mortalidade por Covid-19 por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias;
- Taxa global de letalidade da Covid-19
- Percentual da população plenamente vacinada
Com os números em mãos, a CBF fará um cálculo para que seja definido qual é o índice atual em cada localidade.
Caso o cálculo resulte em uma taxa menor que 30%, serão liberados apenas 10% dos assentos do estádio. Caso a taxa de normalidade seja superior a 75%, poderá chegar a 50% de liberação da arquibancada.
A venda de ingressos contará com um sistema virtual, a ser disponibilizado pela CBF, que permitirá aos clubes e empresas responsáveis pela comercialização das entradas, verificar a veracidade das informações de vacinação ou teste PCR ditas pelo torcedor. Ou seja, precisará, de fato, comprovar.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.