O Campeonato Brasileiro já tem uma data confirmada. Segundo o presidente da CBF, Rogério Caboclo, já está determinado que o torneio será iniciado no dia 9 de agosto.
Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da entidade máxima do futebol brasileiro garante que vai haver jogo na data anunciada e que somente um clube votou contra a possibilidade de jogar fora de sua cidade, caso não haja liberação da prefeitura.
“Na Série A, houve um voto dissidente sobre o mando, mas nenhuma dúvida se a competição vai começar ou não dia 9 de agosto. Brasileirão é algo definido e determinado”, afirmou o presidente da entidade, ao jornal O Globo.
“Posso afirmar, a partir da confirmação dos clubes, que sim (vai haver jogo no dia 9 de agosto). Se estão dispostos a jogar onde o futebol estiver autorizado, quero crer que nessa data teremos cidades suficientes para acomodar os jogos, considerando que não teremos torcida presente. Mas em momento algum foi cogitada concentração em uma cidade específica”.
Apesar de ter havido algumas reclamações iniciais sobre a data do Brasileirão não ter sido colocada para o dia 16 de agosto, Rogério Caboclo explica que a definição da data para o começo do Brasileirão 2020 não é feita com base somente nesse ano, mas já traçando o calendário dos próximos anos.
O presidente da CBF afirma que o calendário já é feito pensando no ano de 2022, quando haverá a disputa da Copa do Mundo no mês de novembro, o que demandará novas mudanças no cronograma, como por exemplo o encerramento das competições nacionais em outubro de 2022.
“A gente trabalha não apenas com o calendário de 2020. O calendário de 2020 já está bem traçado para a CBF. Vai invadir janeiro, fevereiro, pode chegar a meados do mês. Mas temos algumas premissas que vão além. Muita gente não leva em consideração. Nosso horizonte é a Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em novembro. Obriga o nosso calendário a terminar pelo menos um mês antes, em outubro de 2022. Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de fevereiro, iniciar os estaduais na última semana do mesmo mês, o Brasileiro no final de maio de 2021. Devemos terminar a temporada de 2021 como o usual, na primeira semana de dezembro, retomando o calendário tradicional, com férias, pré-temporada. Em 2022, a temporada terá conclusão precipitada. Vai ser um exercício bem difícil”, explica.
Caboclo diz que não cogita nenhuma mudança no calendário do Brasileirão, mesmo que haja uma nova onda da pandemia no país durante a disputa do campeonato.
“O conceito da CBF e o meu é de cumprimento de contrato. Quem tem contrato passa mal, tem problema, mas tem que entregar. Não cogitamos mudança que não seja a que já relate”.
Sem pausa para Datas Fifa
“Infelizmente, é impossível. Lamento profundamente, mas nem considero como uma questão não cumprida. Diante do que aconteceu, essa questão não é nem cogitável mais. Se fossemos, preservar a seleção, não entregaríamos as competições. Todos vão compreender que é impossível”.
Protocolo para manter segurança nas viagens
“Pensamos na segurança absoluta dos que viajam. O que nos dá segurança é que um projeto robusto foi feito não só pela CBF, mas por clubes, especialistas que nos deram seus pareceres para que oferecêssemos à apreciação do Ministério da Saúde um protocolo de retorno nacional. Com esse amparo, a CBF fará investimento para cumprir. Falo em trabalhar em vários sentidos para mostrar o quanto o futebol pode favorecer a retomada dessas atividades”.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.