é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

“O mérito é deles”: Ceni exalta Everton Ribeiro e Juba por golaço em escanteio

Notícia
Brasileiro, Entrevista
Publicada em 12 de fevereiro de 2026 às 09:30 por Victor de Freitas
Treinador valoriza dupla responsável pelo gol do triunfo tricolor fora de casa
ceni no bahia
Foto: Letícia Martins / EC Bahia





O triunfo do Bahia sobre o Vasco, na noite desta quarta-feira (11), em São Januário, teve a assinatura da experiência, da estratégia e do talento de dois dos principais jogadores do elenco.

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Rogério Ceni fez questão de dar os méritos do gol decisivo aos seus comandados, destacando a jogada ensaiada entre Everton Ribeiro e Luciano Juba.

O treinador revelou que, embora a jogada seja trabalhada exaustivamente no dia a dia, a execução no Rio de Janeiro partiu de uma leitura de jogo imediata dos próprios jogadores e não de uma programação prévia para esta partida em si.

Leia mais: Bahia marca golaço, segura Vasco e vence a segunda fora de casa na Série A

Inteligência em campo e iniciativa: Ceni exalta jogadores por golaço

Ceni explicou que o auxiliar Charles Hembert é o responsável por lapidar esse tipo de lance no CT Evaristo de Macedo. No entanto, o comandante confessou que a jogada não estava no script inicial para o confronto contra o Vasco, surgindo como uma resposta ao posicionamento defensivo do adversário, que já havia neutralizado as tentativas anteriores no primeiro pau.

“Gosto muito dessa jogada. Charles trabalha muito essa jogada com eles. Para o jogo de hoje, não estava programada, para ser honesto. Foi uma iniciativa deles. Nem bateu da forma que treinamos, que é deitando o corpo, mas entrou chapando e fez o gol. Já tinham feito duas cobranças no primeiro pau, e o Vasco tinha tirado. Memória de treinamento”, detalhou o téecnico do Bahia.

“Poderia ganhar o mérito, mas é mérito deles”, acrescentou.

Everton Ribeiro é elogiado por Ceni após terceiro jogo completo

Outro ponto elogiado por Rogério Ceni foi o desempenho físico e técnico de Everton Ribeiro. Pela terceira vez consecutiva nesta Série A 2026, o meia completou os 90 minutos em campo, algo que o treinador atribui ao planejamento de poupar os titulares durante o estadual.

Para Ceni, o camisa 10 é a grande referência técnica do projeto e sua influência dentro das quatro linhas justifica o fato de não precisar substitui-lo nesse contexto.

(Everton Ribeiro é) essencial. Um jogador diferente, sempre falo. O jogador mais influente do Brasileirão na década passada. Essa oportunidade que ele está tendo de jogar só uma vez na semana está dando energia para que ele consiga terminar jogos. Ele não é um cara de falar tanto, um líder com as palavras, mas um líder técnico. Em dezembro de 2023, mesmo sendo um jogador mais velho, que foge um pouco do padrão do Grupo City, eu falava que ele podia ser referência e trazer coisas boas”, afirmou Ceni.

Com o resultado positivo fora de casa, o Bahia mantém sua invencibilidade, que agora chega a dez jogos na temporada.

O Bahia agora retorna a Salvador para iniciar a preparação para o próximo desafio, com foco principal voltado para a Libertadores na próxima semana, mas com o Baiano antes disso, mantendo a confiança elevada.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Como o Bahia deve definir a situação de Cauly?
todas as enquetes