é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Ceni aponta VAR como fator decisivo na derrota do Bahia: “critérios confusos”

Notícia
Brasileiro, Entrevista
Publicada em 25 de setembro de 2025 às 09:20 por Victor de Freitas
"A expulsão mudou todo o panorama", afirma o treinador do Bahia após derrota
ceni em entrevista no bahia
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia





O Bahia foi derrotado por 3 a 1 pelo Vasco, em São Januário, em jogo válido por partida atrasada da 16ª rodada do Brasileirão e tem no VAR motivos que causaram a indignação do técnico Rogério Ceni.

Para o treinador tricolor, a forma como o vídeo foi utilizado pela arbitragem e os critérios aplicados ao longo da partida foram determinantes para o resultado negativo do Esquadrão fora de casa.

“Critérios confusos”: o que disse Ceni sobre a arbitragem de Vasco x Bahia

Em entrevista coletiva após o jogo, Ceni não escondeu seu desconforto com a arbitragem e o modo como o VAR atuou:

O comandante do Esquadrão criticou a expulsão de Jean Lucas afirmando que o lance não configuraria infração clara.

O que deixa a gente um pouco confuso são os critérios. No lance do Jean, não sei se pega, não é uma cotovelada, ele gira o corpo”.

Ceni questionou ainda outros lances em que entendeu haver faltas ou agressões a atletas do Bahia — como uma mão no rosto de Juba, ou contato entre David e Gilberto — que não foram analisados nem punidos da mesma forma.

E no lance do Juba, com um minuto e meio, que o volante deles vai com a mão na cara de Juba? E no lance de David, pré-escanteio, que o Gilberto está atrás dele, ele vira e dá uma mãozada? Se o Gilberto fosse dez centímetros mais baixo e pegasse no rosto, seria expulsão. Como foi no ombro… A gente já conhece a pressão que é feita na saída da arbitragem. Critérios dinstintos. Como chama o VAR no lance do Jean e do Sanabria e não chama no do Juba e do Gilberto?”, indagou o treinador tricolor.

“Não tem absolutamente nada no do Sanabria. E não chama no lance do Gilberto, em que o David agride ele. Não conseguimos suportar melhor aqueles dez minutos que faltavam no primeiro tempo, para tentar ajeitar o time para o segundo tempo. O Gabriel dá uma escorregada, Gilberto poderia estar fechando um pouco, Coutinho entra e faz o gol. O lance é definido nesses detalhes. Nos lances contra nós, o VAR chama até quando não tem necessidade de chamar. E nos lances que poderiam ter tido o mesmo critério da expulsão do Jean Lucas não chamam”, acrescentou Rogério Ceni.

Expulsão mudou o curso da partida do Bahia, diz Ceni

Por fim, o treinador entende que a expulsão determinou a queda de rendimento do Bahia e a subida de desempenho do adversário.

A expulsão mudou todo o panorama. Jogar 60 minutos com um a menos aqui, e com o VAR totalmente favorável ao time da casa. As nossas são chamadas, as deles não são. O Vasco tem um ótimo time, David, Gómez. A arbitragem não foi igual para as duas partes, e nós tivemos algumas desatenções. Com um a menos, tentamos nos manter no jogo no 2 a 1, e infelizmente ainda tivemos o gol contra. Uma série de situações que juntas fazem a diferença”.

O Bahia enfrentará o Palmeiras às 16h de domingo (28), na Arena Fonte Nova, pela 25ª rodada.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova as prováveis contratações de Cristian Olivera e Román Gómez?
todas as enquetes