é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia tem mais chances de título do que o Flamengo após 8 jogos; matemático explica

Notícia
Brasileiro
Publicada em 15 de junho de 2024 às 16:15 por Victor de Freitas
Esquadrão tem mais de 15% de chances de ser campeão, segundo projeções matemáticas
Time - Bahia 2024 - 35
Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Flamengo e Bahia estão empatados em número de pontos na parte mais alta da tabela do Brasileirão, com o time carioca levando vantagem no saldo de gols. Mas, para os matemáticos, é o Esquadrão quem tem, nesse momento, mais chances de título.

Segundo matemáticos do Departamento de Matemática da UFMG, o Esquadrão de Aço atualmente aparece com 15,3% e chances de ser campeão. Já o clube da Gávea tem 13,9%. Ou seja, 1,4% a menos mesmo estando à frente no critério de desempate na classificação.

Professor de matemática da UFMG, Gilcione Nonato, um dos responsáveis pelos cálculos que atraem a atenção dos torcedores todos os anos, explica o motivo de o Tricolor de Aço ter mais chances de título a essa altura da competição.

Antes de mais nada, o especialista afirma que o peso da ‘camisa’ não é critério matemático e, portanto, não faz parte da projeção.

“No início do campeonato, o modelo considera que todos os times são iguais. A camisa de cada time não é considerada, por uma questão de impessoalidade. E somente os jogos de cada time no campeonato são levados em consideração”, disse ao jornal GLOBO.

Fator mandante coloca o Bahia em vantagem sobre o Flamengo, diz matemático

De acordo com explicação do matemático, o fato de o Bahia ainda não ter desperdiçado um ponto sequer dentro de casa o coloca como um candidato mais forte do que um visitante indigesto, como é o caso do Flamengo.

“Com os jogos já realizados, mede-se os perfis de cada time, como mandante e visitante. Esses perfis são projetados nos jogos futuros por meio de milhões de simulações”.

No caso específico, o Bahia é um mandante melhor do que o Flamengo e o Flamengo é um visitante melhor do que o Bahia. Então, no futebol é mais provável a vitória do mandante do que do visitante. Assim, com somente esses jogos realizados, é mais provável que o Bahia consiga mais pontos do que o Flamengo, pelo fator classificação como mandante. Manter um desempenho considerável como visitante não é muito provável”.

O Bahia tem quatro triunfos em quatro jogos na Série A. Tem 100% de aproveitamento como mandante, junto com Athletico Paranaense e Cruzeiro.

Ter menos ‘clássicos’ também favorece o Bahia

Com o Flamengo tendo três rivais diretos no estado, e o Bahia apenas um, Gilcione Nonato entende que o Esquadrão também leva vantagem por esse fator. Em clássicos locais, a tendência é de jogos mais apertados – com exceção da goleada do próprio Flamengo sobre o Vasco.

Há um fato interessante é que o Flamengo possui mais clássicos do que o Bahia. Nesses jogos, jogar como mandante e como visitante são fundamentais. O Bahia só possui o Vitória, como clássico regional, já o Flamengo possui 6 clássicos, que em geral, são jogos imprevisíveis”.

No único clássico local que tem nessa Série A, o Bahia somou um ponto no jogo fora de casa, disputado na terceira rodada. No segundo turno, o mando será tricolor na Arena Fonte Nova.

Os times com mais chances de ser campeão:

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Após mais de 50 jogos pelo Bahia, como você avalia o trabalho de Rogério Ceni?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras