A Rede Globo e os clubes chegaram a um acordo pela redução de até 70% no repasse feito nos meses de abril, maio e junho no que se diz respeito às cotas de TV.
Sem futebol por conta da quarentena causada pela pandemia de coronavírus, a Globo viu a sua audiência e o lucro caírem com a cobertura esportiva. Assim, os clubes se viram “obrigados” a aceitarem a oferta da emissora carioca devido ao aperto financeiro no qual se encontram.
No mês de abril, a redução foi de 60%. Já entre maio e junho, o valor foi reduzido em 70%.
A cota de TV é a principal fonte de renda da maior parte dos clubes da Série A. Com isso, o plano de sócios passa a ter importância ainda mais elevada.
O acordo abrange as competições nacionais e estaduais transmitidas pela emissora. No caso do Bahia, o Brasileirão e o Baiano.
Veja a nota divulgada pela Globo:
“Desde a suspensão das competições, a Globo tem analisado de perto todos os impactos da pandemia no ecossistema do futebol e se debruçado sobre possíveis alternativas para superarmos esta crise. Assim, desenvolvemos um novo cronograma de pagamentos para 2020, que abrange os clubes com os quais temos acordos para a Série A; à CBF, referente aos acordos da Série B e da Copa do Brasil; e às Federações com as quais temos contrato para a transmissão de estaduais. O cronograma de repasse da receita do Premiere para os Clubes da Série A se mantém inalterado até que o novo calendário seja confirmado.
Esse movimento reflete um esforço da Globo na tentativa de contribuir com o futebol durante os meses de crise, ainda sem conhecimento pleno dos impactos da pandemia nas nossas atividades, que podem gerar a necessidade de novos ajustes. É um cenário extremamente desafiador e com impactos importantes para todos. Somos otimistas e acreditamos na retomada do nosso futebol em breve, desde que com segurança para todos, não só pelo conteúdo que ele gera ao público em todas as plataformas, mas pela alegria e emoção que representa em um momento tão difícil para o Brasil.”
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.