Como é comum que ocorra, a Copa do Mundo de 2022 deixou o seu legado nas regras do futebol, com novas normas que foram recomendadas pela FIFA e adotadas pela CBF a partir da 1ª rodada do Brasileirão 2023.
Entre as novas normas, a principal alteração está na cobrança de uma maior rigidez dos árbitros na contagem dos minutos perdidos durante o jogo para compensá-los com acréscimos.
Além disso, os árbitros também foram instruídos com novas determinações disciplinares para situações relacionadas ao campo de jogo, cabine do VAR, área de aquecimento e área técnica.
Confira as novas regras que já estão em vigor no futebol brasileiro:
- 1. Acréscimos mais rigorosos
Os jogos dos campeonatos organizados pela CBF receberão acréscimos maiores, contando o tempo em que a bola estiver parada, inclusive nas comemorações de gols dos jogadores e no tempo necessário para uma cobrança de pênalti.
- 2. Linhas virtuais de impedimento
As linhas de impedimento são utilizadas pelos árbitros e assistentes de vídeo para identificar a posição do atacante e do defensor durante a análise de um possível impedimento.
A partir deste ano, em caso de sobreposição das linhas, a equipe que estiver no ataque será beneficiada, visando trazer mais justiça esportiva aos clubes.
- 3. VAR no telão dos estádios
Além disso, os lances em análise pelo VAR serão disponibilizados nos telões dos estádios, desde que as condições técnicas permitam, seguindo o padrão das grandes ligas europeias.
- 4. Proibição de provocação do goleiro na cobrança de pênalti
Como efeito às provocações do goleiro “Dibu” Martínez, da Argentina, na última Copa, passou a ser proibido pelas autoridades esportivas que os goleiros provoquem os batedores de forma acintosa, sendo passível de punição com advertência ou cartão amarelo.
- 5. Maior rigor para punir pressão da área técnica
Durante a partida, caso o árbitro se sinta excessivamente pressionado pelos profissionais na área técnica e banco de reservas, ele deve paralisar o jogo e advertir com um cartão amarelo ou vermelho, a depender de seu julgamento, os responsáveis pela má disciplina.
- 6. Limite de jogadores na área aquecimento
Apenas seis jogadores poderão se aquecer na área determinada por cada estádio antes de entrar em campo, seguindo o padrão das competições organizadas pela FIFA.
- 7. Maior rigor na disciplina durante revisão no VAR
Há também a recomendação de advertência com cartão amarelo ou vermelho, para jogadores ou membros da comissão técnica que pressionaram o árbitro durante revisão no vídeo.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.