David Duarte está de volta. Dono de uma das posições na zaga do Bahia desde 2025, o defensor sofreu uma lesão justamente nos momentos mais importantes do início de 2026.
Machucado desde o início de fevereiro, o zagueiro titular ficou fora das duas partidas contra o O’Higgins, pela segunda fase prévia da Libertadores, além de ter perdido também os dois Ba-Vis, incluindo o da final do Baianão.
Leia também: Bahia vira a chave e inicia treinamentos para buscar triunfo na Fonte Nova
David Duarte volta a treinar normalmente e reforça elenco do Bahia
Depois de passar pela fase de transição, e se colocar disponível para os treinamentos com a recuperação total da lesão muscular, ele vinha treinando parcialmente com o elenco na última semana inteira e voltou ao trabalho a todo vapor nessa última segunda-feira (16).
David Duarte participou da movimentação completa proposta por Rogério Ceni no primeiro treinamento da semana, com foco no Red Bull Bragantino, e repete nesta terça-feira (17).
Disputa pela titularidade com Gabriel Xavier
Em sua ausência, o zagueiro viu Gabriel Xavier ganhar sequência como titular – uma vez que Kanu também está machucado –, formando dupla ao lado de Ramos Mingo.
Sem o zagueiro titular pelo lado direito, Gabriel disputou oito partidas. Ele foi um dos nomes mais criticados na eliminação do Bahia para o O’Higgins, especialmente pelo jogo de ida no Chile.
No entanto, ganhou elogios por atuações consistentes nos dois Ba-Vis. Também esteve presente em triunfos importantes por 1×0 fora de casa contra Vasco e Internacional, quando a defesa tricolor recebeu elogios pela solidez.
Gabriel Xavier tem 11 jogos no ano e vive sequência de jogos. Ele deve ser mantido contra o Red Bull Bragantino, enquanto David Duarte, com apenas três jogos em 2026, trabalha para recuperar seu posto ao lado de Mingo.








comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.